São Paulo anuncia investimento de R$ 143 milhões no setor audiovisual
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Spcine, anunciou recentemente um investimento de mais de R$ 143 milhões no setor…
Em ação que alia sustentabilidade e inovação, O Boticário lança a BotiRecicla Store, primeira loja do mundo onde embalagens vazias de cosméticos podem ser trocadas por produtos. O espaço estará…
Adnews
20.05.2025
Em ação que alia sustentabilidade e inovação, O Boticário lança a BotiRecicla Store, primeira loja do mundo onde embalagens vazias de cosméticos podem ser trocadas por produtos. O espaço estará aberto entre os dias 23 e 25 de maio, na flagship da marca em Pinheiros, São Paulo.
A iniciativa marca a estreia da agência LePub São Paulo na comunicação da marca. A campanha teve início no último sábado (17), Dia Mundial da Reciclagem, com um teaser que envelopou a loja conceito com a mensagem: “Não estamos fechando. Estamos reciclando. Aguardem.”
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Nesta segunda-feira (19), foi lançado o primeiro filme da ação nas redes sociais da marca. A peça audiovisual apresenta uma pirâmide formada por embalagens vazias e revela um dos itens disponíveis para troca: uma prancha profissional do surfista Gabriel Medina.
No local, uma balança automatizada calculará o peso das embalagens entregues e liberará créditos para aquisição imediata de produtos. O sistema também informa a quantidade de CO2 economizada com a reciclagem.
“O Boti Recicla Store é um convite para que os consumidores participem ativamente de um movimento de transformação”, afirma Carolina Carrasco, diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário. Segundo ela, a proposta reforça o compromisso da marca com o descarte consciente.
Felipe Cury, copresidente e CCO da LePub São Paulo, destaca: “Criar a primeira loja do mundo onde embalagens pós-consumo vazias de cosméticos viram forma de pagamento é uma forma inovadora e simbólica de mostrar o valor de reciclar seu resíduo”.
A loja, concebida pelo arquiteto Guto Requena, segue princípios de sustentabilidade, com reaproveitamento integral dos materiais utilizados na montagem. Além de produtos icônicos, como a prancha de Medina e fones do DJ Alok, estarão disponíveis cortes de cabelo com especialistas da marca TRUSS, cujos fios serão destinados ao projeto Fiotrar para conservação do ambiente marinho.
A BotiRecicla Store integra o programa Boti Recicla, maior iniciativa de logística reversa do setor de beleza no Brasil, com mais de 4 mil pontos de coleta e parcerias com cooperativas para destinação ambientalmente adequada dos resíduos.
Entre as ações sustentáveis do Grupo Boticário estão o uso de plásticos reciclados em embalagens, como nos frascos da linha Bob Esponja, e o desenvolvimento de tampas com polipropileno de segunda geração. As lojas sustentáveis da marca utilizam plástico reciclado e estruturas que reduzem consumo de energia.
Na área de comunicação, a marca lançou o Movimento Extinto, com fragrâncias inspiradas em ambientes antes da poluição, como a Baía de Guanabara. Também em parceria com o Google, mapeou mais de 10 mil pontos de coleta no Brasil acessíveis via Google Maps.
Todas essas iniciativas estão alinhadas aos Compromissos para o Futuro do Grupo Boticário, orientados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O filme da campanha foi produzido pela Sugarcane Filmes e contou com Jamute na produção do som.
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