“O grande segredo do sucesso está na experiência”, diz CMO do Zé Delivery

O Zé Delivery, o maior aplicativo de entrega de bebidas do Brasil, está em plena expansão e acaba de lançar sua nova campanha de marketing, intitulada “Nova ZÉra”. Criada pela…

Adnews

15.10.2024

“O grande segredo do sucesso está na experiência”, diz CMO do Zé Delivery

O Zé Delivery, o maior aplicativo de entrega de bebidas do Brasil, está em plena expansão e acaba de lançar sua nova campanha de marketing, intitulada “Nova ZÉra”. Criada pela agência GUT, a ação conta com os embaixadores Léo Santana e Simone Mendes, e tem como objetivo reforçar o papel do app como facilitador de momentos de diversão, resolvendo os “perrengues” do dia a dia e entregando conveniência aos consumidores em todo o país.

Em entrevista exclusiva ao AdNews, a diretora de marketing do Zé Delivery, Thaís Azevedo, destacou a importância da experiência do cliente para o sucesso da marca. “O grande segredo do sucesso está na experiência”, afirmou Thaís. Para ela, a proposta de valor do Zé Delivery se materializa na capacidade de entregar bebidas geladas, no tempo certo e sem erros, algo que os consumidores valorizam profundamente. “Quem usa, confirma essas percepções, entende e vive de fato a proposta de valor”, completou.

Thaís Azevedo (Divulgação)

Além de focar na experiência, Thaís revelou que o Zé Delivery está sempre em contato com seus consumidores para entender as dores e preferências. “A gente conversa bastante com o consumidor aqui. Essa coisa de consumidor no centro, a gente leva muito a sério. É uma parte fundamental da nossa cultura”, disse. Esse foco no cliente é o que orienta as ações da marca, especialmente quando se trata de expansão para novas cidades e mercados. “Antes de falar de crescimento, a gente sempre olha para a experiência do consumidor. Eu sempre pergunto e olho os números antes de fazer qualquer ação de ativação de marca”, explicou.

Desafios operacionais e expansão

Com operações em 714 cidades, o Zé Delivery enfrentou o desafio de manter um padrão de qualidade em um país tão diverso quanto o Brasil. A maioria das entregas é feita por distribuidores locais, o que exige um alinhamento detalhado com esses parceiros. “Hoje, a grande parte dos nossos pontos de venda já são parceiros da Ambev, então já temos uma relação comercial com eles”, revelou Thaís. Mas antes de qualquer operação começar, a empresa avalia a capacidade dos parceiros em manter a qualidade do serviço: “A gente vai checar os capabilities [capacidades operacionais]. Eu preciso garantir essa experiência do consumidor, e para isso, o meu ponto de venda precisa ter o portfólio recomendado, com os produtos mais buscados pelos consumidores.”

Esse modelo de parceria, aliado às dark stores – pequenos centros de distribuição próprios espalhados estrategicamente –, permite que o Zé Delivery ofereça uma entrega rápida, sem sacrificar a qualidade. “Apesar de não exigirmos um tempo fixo para a entrega, controlamos o tempo de entrega por área de atuação, para garantir que os pedidos sejam feitos dentro de uma distância viável”, destacou.

Estratégia de marketing e ampliação do portfólio

Um dos pontos centrais da campanha “Nova ZÉra” é reposicionar o Zé Delivery para além da compra de emergência, apostando em diversas ocasiões de consumo, como churrascos, festas, happy hours e até momentos mais tranquilos em casa. “O que a gente quer com a nova comunicação e com a estratégia desse ano é estar presente em outras missões de compra, ainda no mundo da conveniência”, afirmou Thaís. Para ela, a grande diferença está em promover o “planejamento conveniente”, onde o consumidor sabe que pode contar com o app para entregar bebidas geladas e outros itens essenciais, sem ter que se preocupar com grandes planejamentos.

A campanha, que inclui inserções em plataformas de streaming como Spotify e Netflix, está adaptada aos contextos de consumo dos usuários. “Nós somos a primeira marca no Brasil a adaptar o conteúdo da campanha para o tipo de mídia que o consumidor está assistindo. Se você está vendo uma série de suspense, nossa locução e imagens entram no clima de suspense também”, detalhou Thaís. Além disso, a campanha explora o humor característico da marca para brincar com os “perrengues” que o consumidor enfrenta ao comprar bebidas em lojas físicas, como carregar sacolas pesadas ou enfrentar filas e estacionamento lotado.

Thaís também destacou a importância de expandir o portfólio de produtos do Zé Delivery, que hoje inclui, além de cervejas, vinhos, destilados, snacks e até carnes congeladas para churrasco. “A ampliação de portfólio está conectada à ocasião de consumo. Queremos entregar uma solução completa para as ocasiões prioritárias do brasileiro, como churrascos e futebol, onde o Zé Delivery já tem uma grande penetração”, explicou.

 

 

Recompensas e fidelização com o Zé Compensa

Outro pilar da estratégia do Zé Delivery é o programa de recompensas Zé Compensa, que passou por mudanças para se tornar mais atrativo e fácil de usar. Agora, cada real gasto no app gera pontos que podem ser trocados por benefícios como frete grátis, descontos e até ingressos para shows e experiências exclusivas com os embaixadores da marca. “Essa mudança no Zé Compensa reflete nosso compromisso com a diversão e com a entrega de experiências únicas aos nossos consumidores”, disse Thaís.

A marca também está investindo em parcerias estratégicas com serviços de streaming. Um exemplo é a possibilidade de trocar pontos por um mês gratuito de Spotify, garantindo uma experiência mais fluida e sem interrupções para os usuários.

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