Branding Líquido: A Nova Era das Identidades Visuais Adaptáveis
O fim dos logos imutáveis chegou. E isso pode ser uma das melhores coisas que aconteceu ao design em décadas.
Com o avanço da tecnologia e o surgimento das redes sociais, em quase 20 anos, o Brasil ganhou mais de 100 milhões de internautas. Os dados são de uma pesquisa realizada pela TIC Domicílios, empresa que mapeia o acesso às tecnologias de comunicação nos domicílios.
Adnews
03.07.2025
*Por Flávio Santos
Com o avanço da tecnologia e o surgimento das redes sociais, em quase 20 anos, o Brasil ganhou mais de 100 milhões de internautas. Os dados são de uma pesquisa realizada pela TIC Domicílios, empresa que mapeia o acesso às tecnologias de comunicação nos domicílios. Sendo assim, é seguro afirmar que quase todas as informações consumidas durante o dia vêm de um espaço digital de conexão. Consequentemente, o marketing de influência vem se tornando uma estratégia vital que une as marcas e influenciadores, a fim de atingir o público por meio das redes.
As plataformas de interação online, como Instagram e TikTok, por exemplo, possuem um enorme poder e engajamento, que reside na capacidade de criar laços mesmo com quem está distante. Assim, uma empresa é capaz de formar uma comunidade, se aproximar do seu público e até atingir outros nichos. Isso é feito por meio de algoritmos que disparam anúncios, mas também por recomendações de pessoas que admiram um produto ou um serviço.
Um estudo da Youpix e Nielsen, “ROI & Influência 2024”, aponta que 61% das marcas pretendem aumentar o investimento nessa estratégia ao longo deste ano. Isso mostra que, por mais que já possa ser considerado bastante sólido no Brasil, o marketing de influência ainda está distante de alcançar todo o seu potencial.
Um dos maiores catalisadores do crescimento do setor foi a pandemia, que acelerou a digitalização e, consequentemente, abriu espaço para as entidades explorarem novas frentes e estratégias de marketing no ambiente digital, como a colaboração com criadores de conteúdo ou o uso de ferramentas tecnológicas, além de se conectarem mais com os seus consumidores.
Hoje em dia, é cada vez mais comum encontrar alguém que já tenha adquirido algo por ter seguido a opinião de algum creator ou celebridade que admira, por exemplo. Normalmente, trata-se de um item que o usuário já tinha o desejo de comprar, mas o fato de o influenciador testar e aprovar o produto se tornou um fator decisivo para a compra. No entanto, as empresas enfrentam um novo problema: o de se reinventar. Deste modo, testar diferentes formatos de conteúdo e buscar conversar com públicos mais diversos se faz necessário.
Assim, uma vez que as redes sociais aumentam a visibilidade e o alcance de uma companhia ou produto por meio de sugestões, o marketing de influência se torna uma alternativa não só para gerar um aumento nas vendas, mas também firmar o posicionamento da empresa diante de seu público. Por mais que o consumidor não compre o produto naquele instante, saberá aonde ir mais tarde, quando chegar o momento.
Uma outra vantagem dessa estratégia é manter uma comunicação mais direta e humanizada com o consumidor, permitindo um diálogo mais próximo e até íntimo. Ao fazer isso, cria-se uma confiança muito maior, não só atraindo mais interessados, mas também fidelizando quem já acompanha a marca. Isso também permite que sejam identificadas as tendências atuais e comportamentos de consumo, por meio de feedbacks e outros comentários, auxiliando a criação de estratégias cada vez mais eficientes.
As próprias plataformas costumam oferecer ferramentas de análise para entender o impacto do marketing de influência, mensurando o alcance, o engajamento e as conversões. Assim, a companhia pode utilizar os dados para tomada de decisões mais assertivas e que combinem com o perfil-alvo.
As redes sociais são aliadas poderosas para quem busca fortalecer a imagem no mercado, além de aumentar o engajamento e, consequentemente, impulsionar as vendas. O marketing de influência tem crescido no Brasil e chamado a atenção por sua abordagem mais personalizada. Ao entender o poder dessa estratégica e aproveitar as ferramentas disponíveis, as marcas podem chegar em nichos distantes que nem mesmo faziam parte do escopo inicial, se fazendo presente na vida de mais pessoas que possuem os mesmos valores.
O fim dos logos imutáveis chegou. E isso pode ser uma das melhores coisas que aconteceu ao design em décadas.
Para os millennials, o jingle ainda é uma lembrança viva - quem cresceu nos anos 90 lembra na hora do “Pipoca e Guaraná”. E pra quem veio antes deles, basta ouvir um “o tempo passa, o tempo voa…” pra ativar uma memória afetiva imediata.
No cenário da saúde contemporânea, a experiência do paciente deixou de ser um conceito abstrato para se tornar um diferencial estratégico. Cada etapa — do primeiro clique em um anúncio digital até o acompanhamento pós-tratamento — influencia diretamente na percepção de valor do serviço prestado.
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