PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana
A PUMA traz de volta ao mercado brasileiro um de seus modelos icônicos dos anos 2000, o H-Street...
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, faleceu nesta segunda-feira (21), conforme informou o Vaticano. Aos 88 anos, o primeiro pontífice não europeu da história moderna da Igreja Católica já enfrentava…
Adnews
21.04.2025
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, faleceu nesta segunda-feira (21), conforme informou o Vaticano. Aos 88 anos, o primeiro pontífice não europeu da história moderna da Igreja Católica já enfrentava problemas de saúde nos últimos meses. O argentino se tornou uma figura emblemática não apenas no contexto religioso, mas também na cultura pop e na publicidade.
“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o bispo de Roma, Francisco, voltou para a casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo de verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, encomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, noticiou o camerlengo da Santa Romana Igreja, card. Kevin Joseph Farrell.
Ver essa foto no Instagram
Como líder da Igreja desde 2013, Francisco foi reconhecido por sua postura progressista e humanitária, o que também o transformou em referência para além dos limites do Vaticano. Sua imagem, carismática e acessível, passou a ser usada em diferentes peças de comunicação ao longo dos anos.
Relembre algumas campanhas publicitárias que utilizaram a figura do Papa para comunicar diferentes ideias:
A paixão dos argentinos pelo futebol e a esperança de conquistar a Copa do Mundo de 2014 foram traduzidas em uma campanha memorável do canal de TV TYC Sports.
O comercial utilizou imagens do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro em 2013, intercalando-as com cenas da seleção argentina. O discurso inspirador do pontífice ganhou um novo contexto, funcionando como uma espécie de “motivação divina” para os jogadores.
Em 2016, a Getty Images lançou uma campanha impressa intitulada “Endless Stories”, criada pela AlmapBBDO. A peça publicitária explorava a ideia de que uma única imagem pode contar inúmeras histórias, utilizando montagens que combinavam rostos de personalidades influentes, incluindo o Papa Francisco, Príncipe Charles, Angela Merkel e o Dalai Lama.
Em 2014, o Jornal Estação, um veículo brasileiro, veiculou uma campanha desenvolvida pela agência Y&R que destacava três figuras globais de influência: Julian Assange, Barack Obama e o Papa Francisco.
A campanha mostrava que qualquer um pode parecer mal, dependendo da imagem exibida. E que ler um jornal que traz todo o contexto é o ideal.
Em uma campanha impactante, a CNN utilizou a imagem do Papa Francisco para abordar a questão da desinformação e das “fake news”.
A peça publicitária simulava uma escolha entre “real” e “fake”, desafiando o espectador a identificar a veracidade da imagem. O objetivo era destacar a importância de fontes confiáveis de informação, em um mundo onde deepfakes e manipulação digital tornam cada vez mais difícil distinguir a verdade da mentira. A imagem é fake, comprovando o ponto da campanha.
Durante a pandemia, o Papa Francisco se posicionou fortemente a favor da vacinação, tornando-se uma das figuras centrais em uma campanha de conscientização promovida por líderes religiosos.
O pontífice, ao lado de seis cardeais e arcebispos da América Latina e dos Estados Unidos, protagonizou uma peça que incentivava a vacinação como um ato de cuidado e responsabilidade coletiva, especialmente para proteger os mais vulneráveis.
A campanha reforçava a mensagem de que “vacinas trazem esperança”, ajudando a combater a Covid-19 e a encerrar a pandemia.
A PUMA traz de volta ao mercado brasileiro um de seus modelos icônicos dos anos 2000, o H-Street...
A iniciativa conta com apoio de empresas como Eletromídia, JCDecaux e Flix Media...
Uma escultura de 3,3 metros do novo Superman, da DC Studios, foi instalada a mais de 300 metros de altura no topo do The Shard, edifício mais alto de Londres...
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.