O triste momento dos cinemas na pandemia

Os cinemas vem sofrendo com as restrições da pandemia. E correm o risco de fechar para sempre

Adnews

18.03.2021

O triste momento dos cinemas na pandemia

Vários negócios estão sendo tremendamente afetados com a pandemia. Eventos, restaurantes, bares, salões de beleza e tantos outros. Os cinemas então, mais do que qualquer outro, entraram como vilão da história. Não importava que as salas seguissem todos os protocolos, as pessoas permanecessem de máscara, etc. Estava tudo certo ir ao bar, andar de avião (lotado) ou permanecer colado na praia. Mas o cinema era um problema. Difícil de entender. A diferença é que as pessoas se acostumaram a ver um filme no celular. E, infelizmente, não conseguem compreender a experiência de ver um filme nos cinemas. Isso sem contar a pirataria, que corre solta, e todo mundo acha normal. Difícil de entender!

E os resultados disso começam a ser sentidos. No início de março, com o novo início da fase vermelha, o Belas Artes, de São Paulo, fechou. O cinema super tradicional e querido dos paulistanos só deverá reabrir quando a situação mudar efetivamente. André Sturm, presidente do Grupo Belas Artes, falou sobre isso em sua página no Facebook. “Tomamos a decisão de não reabrir o Belas enquanto parte importante da população não estiver vacinada. O abre e fecha tem sido catastrófico.”

petra-belas-artes-1500.jpg

Essa semana, ficou clara a situação desesperadora de outro cinema tradicionalíssimo do estado. O Cine Roxy, de Santos, completou 87 anos no último dia 15. É uma bela lembrança de minha infância. Foi o primeiro cinema que fui na vida, e onde vi todos os grandes clássicos da Disney. Há alguns anos, a sala enorme, por onde eu adorava correr antes do filme começar, foi dividida em cinco. Ajuste aos novos tempos.

01.JPG

Mas agora a situação está realmente feia. Pelo que se sabe, desde o final do ano, com poucos grandes lançamentos, o complexo de salas vem correndo o risco de fechar as portas para sempre. Ele está há oito meses sem pagar aluguel do local estratégico onde está há tanto anos. Segundo o diretor Toninho Campos falou sobre o assunto em entrevista ao jornal A Tribuna. ” Ficamos de março a outubro com faturamento zero. Quando reabriu a taxa de ocupação não chegou a 10% do normal. Isso causou do o tipo de dificuldades, não tivemos como fazer frente aos compromissos. É preciso compreensão, colaboração, e muita luta”.

Eliane Munhoz

Para saber notícias de cinema, acesse blogdehollywood.com.br

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental