Cibersegurança Criativa: proteger a reputação na era dos deepfakes
Por Mario Marchetti* Imagine abrir seu telefone e assistir a um vídeo do seu CEO dizendo algo que ele nunca diria. Mesma cara. Mesma voz. Mesma maneira de falar. Mas…
Com o auxílio da IA, o processo de remover um ex-namorado tornou-se mais acessível.
Adnews
06.06.2024
Segundo uma pesquisa feita com os usuários do OKCupid, a maioria dos solteiros, ao que parece, quer excluir partes indesejadas de seu passado: cerca de metade dos solteiros da Geração Z (54%) e da Geração Millennial (50%) dizem que têm uma boa foto de si mesmos da qual já quiseram apagar um ex. Diante disso, o aplicativo de namoro se uniu ao editor de fotos com IA, o Photoroom, para o lançamento da ferramenta ‘Ex-terminador’, que permite que os usuários apaguem seu ex de suas fotos em apenas alguns cliques.
É uma experiência comum rolar as galerias de fotos e se deparar com a presença de um ex-parceiro, surgindo uma série de emoções complexas. Entretanto, compreender os sentimentos associados a essas imagens é um passo
fundamental no processo de superação e renovação pessoal.
Quando um relacionamento amoroso chega ao fim, é comum tomar medidas como deletar as fotos com o ex das redes sociais e parar de seguir o perfil. Essa decisão não apenas reflete uma busca por um recomeço, mas também pode ser uma maneira de abreviar e minimizar o término. Afinal, quem nunca notou a ausência das imagens de um casal no Instagram e rapidamente deduziu que houve uma separação? Ou já se pegou olhando as próprias fotos com o ex e se lamentou pelo término? Ou até mesmo desejou ter aquela foto daquele lugar especial, daquela viagem incrível, mas sem a presença do ex?
Antigamente, não tínhamos muitas alternativas, ou as fotos eram rasgadas e jogadas fora ou permaneciam como representação de um momento e a memória de um antigo amor. Hoje, as ferramentas de inteligência artificial surgem como solução para reescrever nossa narrativa visual.
Por outro lado, a média global mostrou que cerca de 51% dos entrevistados manifestaram o desejo de eliminar a presença de um ex em uma foto, enquanto 49% não expressaram essa vontade. Esse dado revela a divisão de opiniões sobre a questão e a complexidade das emoções envolvidas após um término.
Com essas soluções, precisamos refletir e debater: realmente devemos apagar todos os rastros de um amor passado? Como essa atitude pode influenciar no processo de cura emocional? Excluir um ex-parceiro pode representar um grande passo para muitos indivíduos em seu processo de recuperação pós-término. Para alguns, é um ato de reafirmação da autonomia e do controle sobre sua narrativa pessoal.
Com o auxílio de ferramentas e editores de imagem impulsionados pela IA, o processo de remover um ex-namorado (a) tornou-se mais acessível. Não é mais necessário ser um expert da área de tecnologia, com conhecimentos profundos em Photoshop e edições de imagem, as ferramentas atuais oferecem recursos mais simplificados, permitindo que qualquer pessoa possa facilmente remover elementos indesejados de suas fotografias.
A ferramenta ‘Ex-terminador’ permite essa preservação do contexto e da alegria capturados nas fotos, sem a presença de um ex-companheiro.
Estudos indicam que a exposição a lembranças visuais de relacionamentos passados pode prolongar a dor emocional e inibir o crescimento individual. Não há certo ou errado nesse processo, tudo depende do momento em que a pessoa se encontra e como ela deseja e prefere encarar a separação.
Nesses casos, excluir o ex de uma imagem é uma forma de ressignificar imagens e momentos, atribuindo novas perspectivas para aquele registro. Possuir uma galeria que reflita a vida presente, livre da sombra de relacionamentos passados, pode fortalecer a identidade individual e promover um sentido renovado de independência.
Na pesquisa realizada pelo OKCupid, a maioria dos participantes (67%) indicou uma preferência por foto individuais quando questionados sobre o tipo de fotos que preferem ver em um aplicativo de namoro. Essa escolhe sugere também uma valorização da singularidade e da individualidade ao avaliar possíveis pretendentes em perfis de namoro.
O recurso fornecido pela ferramenta ‘Ex-terminado’ é simples de usar. Com etapas simples, os usuários podem carregar as imagens, selecionar o objeto indesejado e permitir que a tecnologia faça o restante do trabalho. Em questão de minutos, a pessoa é removida da imagem, proporcionando uma nova experiência e lembrança alinhada com o momento presente do usuário.
Ver essa foto no Instagram
A decisão de manter ou excluir fotos com um ex-parceiro é uma escolha pessoal que deve ser tomada com base nas necessidades individuais e no processo de cura emocional de cada pessoa. A parceria entre Photoroom e OKCupid bsuca facilitar esse processo, oferecendo uma ferramenta prática, acessível e divertida com recursos que capacita os usuários a moldarem sua narrativa visual de acordo com seus desejos pessoais, celebrando o presente e abraçando o futuro com confiança e felicidade através de fotos renovadas.
“Ex-terminar seu ex, apagando-o de uma boa foto, está prestes a se tornar a nova tendência de namoro do verão”, diz Michael Kaye, chefe de Marca do OkCupid.
A porcentagem geral de pessoas que querem apagar um ex é maior no Brasil (47%) do que no México (46%) ou em qualquer lugar da Europa, mas menor do que nos EUA (53%) e muito menor do que nas Filipinas (74%), que lidera a classificação internacional. O Brasil está em quinto lugar nessa tabela de classificação global, logo à frente do México e da Austrália e logo atrás de Cingapura.
“Os usuários do OKCupid já enviaram mais de 100 milhões de primeiras mensagens em 2024, e quase sete em cada 10 pessoas em nosso aplicativo estão procurando um relacionamento duradouro.Quando se trata de preparar o perfil do aplicativo de namoro para novas possibilidades, a melhor opção é trabalhar em parceria com o Photoroom para garantir que seus ex-namorados não atrapalhem as boas fotos”, finaliza Michael Kaye.
Por Mario Marchetti* Imagine abrir seu telefone e assistir a um vídeo do seu CEO dizendo algo que ele nunca diria. Mesma cara. Mesma voz. Mesma maneira de falar. Mas…
Em uma das maiores audiências da TV americana, a plataforma de apostas Kalshi veiculou um anúncio inteiramente gerado por inteligência artificial durante as finais da NBA. Produzido com o gerador…
Por Mario Marchetti* Você já foi convencido a comprar algo por um chatbot? Se a resposta for não, talvez já tenha acontecido e você nem tenha percebido — e é…
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.