Cibersegurança Criativa: proteger a reputação na era dos deepfakes
Por Mario Marchetti* Imagine abrir seu telefone e assistir a um vídeo do seu CEO dizendo algo que ele nunca diria. Mesma cara. Mesma voz. Mesma maneira de falar. Mas…
Veja como usar o conversor de vídeo para transformar seu conteúdo de vídeo em vídeos para mídias sociais. Explore os formatos disponíveis e os métodos de conversão, bem como as…
Adnews
29.03.2025
Veja como usar o conversor de vídeo para transformar seu conteúdo de vídeo em vídeos para mídias sociais. Explore os formatos disponíveis e os métodos de conversão, bem como as tendências de vídeo.
Otimizando o conteúdo de vídeo para a mídia social: Da conversão às tendências de vídeo
O conteúdo de mídia social está se movendo em direção aos formatos de vídeo – do TikTok ao Instagram Reels, os vídeos ganham mais engajamento do que imagens e textos estáticos. No entanto, filmar clipes e carregá-los nas mídias sociais não é a melhor estratégia. Veja como otimizar seu conteúdo para plataformas de mídia social, desde a conversão de arquivos até as tendências e formatos de edição.
Por que e como converter vídeos para plataformas de mídia social?
Em 2025, a mídia social aceita vários formatos de arquivo, desde o amplamente conhecido MP4 até AVI e outros formatos de vídeo profissional. No entanto, alguns tipos de arquivos ainda não estão disponíveis. Por exemplo, o Instagram não aceita fotos ao vivo antes da conversão.
Portanto, talvez seja necessário alterar o formato do arquivo de vídeo antes de fazer o upload. Se estiver trabalhando com vídeos curtos de um formato comum, use um conversor de video gratis, pois suas funções são mais do que suficientes:
1. Escolha o formato de origem e o formato de destino em seu conversor de vídeos. Para isso, selecione uma das funções em seu serviço.
2. Faça o upload de seu vídeo. Certifique-se de que o serviço mantém uma política de privacidade e não compartilhará seus materiais com ninguém.
3. Aguarde a conversão. O processo pode levar algum tempo.
4. Edite os vídeos, se necessário. Alguns programas permitem a edição de vídeos após a conversão. Você pode aparar, cortar, combinar materiais, adicionar músicas e textos etc.
Por fim, os resultados são exportados e carregados em plataformas de mídia social.
Como escolher um conversor adequado?
Você encontrará vários conversores de vídeo para diferentes formatos e tamanhos de arquivo. Primeiro, certifique-se de que se trata de uma ferramenta segura:
● Veja se o serviço tem políticas de privacidade rígidas e não compartilha seu conteúdo com usuários de terceiros.
● Certifique-se de que a ferramenta preserva a qualidade do vídeo, pois conversores antigos podem perder FPS e tamanhos;
● Explore os formatos de arquivo disponíveis para usar uma ferramenta para cada finalidade e plataforma de mídia social. Por exemplo, o conversor de vídeo para mp3 é comum, mas encontrar uma ferramenta para 3PG ou FLV é mais complicado.
Por fim, considere a compatibilidade com o sistema operacional. Um converter formato de video tem suas vantagens: ele é compatível com qualquer sistema operacional e qualquer navegador. No entanto, essas ferramentas exigem uma conexão com a Web. Se estiver instalando um software, verifique se ele é compatível com seu PC e seu smartphone.
Formatos aceitos em diferentes mídias sociais
Você deve conhecer os formatos de vídeo de mídia social suportados. Veja quais formatos usar.
Vídeo compatível com o Instagram:
● MP4;
● GIF;
● MOV.
A proporção do vídeo em vez disso pode ser 4×5 ou 16×9.
Tipos de vídeo compatíveis com o TikTok:
● MP4;
● MOV;
● AVI;
● MPEG;
● 3PG.
Formatos de vídeo compatíveis com o YouTube:
● .MOV
● .MPEG-1
● .MPEG-2
● .MPEG4
● .MP4
● .MPG
● .AVI
● .WMV
● .MPEGPS
● .FLV
● 3GPP
● WebM
● DNxHR
● ProRes
● CineForm
● HEVC (h265).
Formatos de vídeo compatíveis com o Pinterest:
● MP4;
● MOV;
● M4V.
O que mais você precisa saber sobre a adaptação de vídeos para mídias sociais: Conselhos de marketing
Ao entender as tendências de vídeo em mídias sociais, você cria vídeos mais envolventes com o apoio de sistemas de pesquisa orgânica e de espectadores. Depois de converter os materiais de vídeo em um formato compatível, certifique-se de editá-los de acordo com as tendências.
Adapte seu vídeo à plataforma:
1. Os usuários do YouTube preferem vídeos longos (10 minutos ou mais) em formato paisagem.
2. O conteúdo do TikTok é perfeito para o digital video marketing, pois abrange vários públicos (inclusive a Geração Z e a Alpha), mas você precisa usar edição e sons da moda.
3. O conteúdo do Instagram deve ser curto (até 60 segundos), estar em uma proporção de retrato e ser visualmente atraente, pois o Instagram é principalmente uma plataforma visual.
4. O Pinterest aceita conteúdo de qualquer tamanho, proporção e duração, mas ele deve ser esteticamente agradável para atingir o público local.
Considere a geração de IA
A inteligência artificial é um novo trabalho na geração de vídeo, tornando seu conteúdo mais moderno e acessível. Os vídeos com IA ganham muita atenção por serem algo novo e desconhecido. Se estiver gravando vídeos, adicione locuções de IA ou edite seu conteúdo com filtros de IA. Essa abordagem não apenas facilita a produção, mas também adapta seu conteúdo às tendências.
Entre as redes sociais, o público do Instagram é o que mais presta atenção ao conteúdo com IA.
Preste atenção à duração do vídeo
A maioria dos aplicativos de mídia social (exceto o YouTube) aprecia vídeos curtos de até 15 a 60 segundos. Esse conteúdo é mais fácil de consumir – portanto, filme vídeos e escolha tópicos fáceis de adaptar para formatos curtos. Os autores de vídeos educativos, por exemplo, podem cortar seus clipes em várias postagens.
Use áudio da moda
Os usuários aparecem frequentemente nas recomendações quando usam áudio da moda. Use a seção de áudio “Trendy” ou “Hot” em sua plataforma de mídia social para encontrar sons com o maior número de visualizações. Como alternativa, utilize bibliotecas de áudio gratuitas com sons livres de royalties – essa é a melhor estratégia se você for usar conteúdo de vídeo em anúncios pagos.
Aproveite os modelos e as tendências de edição
Os editores de vídeo e os editores integrados nas mídias sociais (principalmente no TikTok e no Instagram) oferecem modelos predefinidos para criar vídeos da moda, adaptá-los a sons, aplicar filtros e efeitos da moda etc. Usá-los não só economiza tempo e esforço, mas também adapta seu conteúdo às tendências das mídias sociais. Considere ferramentas de edição de vídeo que ofereçam soluções prontas para uma edição mais rápida.
Conclusão
A adaptação dos seus vídeos às mídias sociais implica vários fatores: conversão de arquivos, proporção e duração adequadas, adaptação às tendências etc. Siga as dicas e instruções fornecidas para transformar seus clipes em material envolvente para seus perfis no Instagram, TikTok, YouTube, Pinterest etc.
Por Mario Marchetti* Imagine abrir seu telefone e assistir a um vídeo do seu CEO dizendo algo que ele nunca diria. Mesma cara. Mesma voz. Mesma maneira de falar. Mas…
Em uma das maiores audiências da TV americana, a plataforma de apostas Kalshi veiculou um anúncio inteiramente gerado por inteligência artificial durante as finais da NBA. Produzido com o gerador…
Por Mario Marchetti* Você já foi convencido a comprar algo por um chatbot? Se a resposta for não, talvez já tenha acontecido e você nem tenha percebido — e é…
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.