Para entender o que houve com o Globo de Ouro

A NBC anunciou que não exibirá o Globo de Ouro 2022, e artistas como Tom Cruise fazem campanha contra o prêmio

Adnews

13.05.2021

Para entender o que houve com o Globo de Ouro

Já faz algum tempo que a gente vem ouvindo notícias contra ao pessoal da Hollywood Foreign Press Association (HFPA). São eles que organizam o Globo de Ouro. Apesar de perderem em importância somente para o Oscar, já foram acusados de falta de diversidade. E também de práticas discriminatórias contra possíveis novos membros. Mas em fevereiro último, um pouco antes da premiação deste ano, veio a bomba. O Los Angeles Times fez uma matéria sobre favorecimentos na escolha dos premiados. E também que não havia nenhum membro negro entre os 87 que escolhiam os vencedores todos os anos.

Golden-Globes-2021.jpeg

Isso acabou resultando em uma série de protestos. Tal situação fez com que a HFPA anunciasse uma série de mudanças para deixar o órgão mais inclusivo. Isso incluía aumentar o número de membros e contratar conselheiros de diversidade. Só que aparentemente essas medidas não foram suficientes.

Há dois dias, Scarlett Johansson, indicada 5 vezes ao prêmio falou sobre o assunto, e falou muito! Ela pediu a outros da indústria que boicotassem a organização. Isso até que mudanças significativas acontecessem internamente. Inclusive mencionou que, durante entrevistas, “perguntas sexistas e observações de certos membros da HFPA seriam quase assédio sexual”. Ela inclusive pediu que todos os sindicatos se unissem para exigir reformas imediatas da estrutura da HFPA. E teve apoio de seu colega Vingador, Mark Ruffalo. O vencedor do prêmio deste ano ressaltou que os resultados de tentativas de mudança foram “desencorajadores”.

Mark-Ruffalo-at-2021-Golden-Globes.jpg

Netflix e Amazon já declararam que não trabalharão mais com a HFPA. Mais de 100 empresas de RP da indústria ameaçaram pedir a seus clientes que não falassem mais com os jornalistas da HFPA caso mudanças não sejam feitas. Acusaram a organização de “comportamento discriminatório” E também “falta de profissionalismo, impropriedade ética e possível corrupção financeira. “

cruise-1.jpg

O golpe final veio com Tom Cruise. O ator devolveu os três troféus que ganhou como protesto pela situação. Ele foi o vencedor por Magnolia, Jerry Maguire e Nascido em 4 de Julho. Face a todo esse problema, a NBC anunciou que não irá transmitir a premiação em 2022. O comunicado oficial era direto. “Nós continuamos a acreditar que a HFPA está comprometida a uma reforma significativa. Entretanto mudanças dessa magnitude levam tempo e trabalho. E acreditamos fortemente a HFPA precisa de tempo para fazer a coisa certa. Dessa forma, a NBC não irá transmitir o Globo de Ouro 2022”.

Eliane Munhoz

Para saber mais sobre filmes, séries e premiações, acesso blogdehollywood.com.br

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24