Pesquisa da VTEX e WGSN revela mudanças no consumo digital e novas estratégias para marcas

Consumidores buscam rapidez, personalização e influência de criadores de conteúdo

Adnews

10.10.2025

Pesquisa da VTEX e WGSN revela mudanças no consumo digital e novas estratégias para marcas

Um estudo da VTEX, em parceria com a WGSN, mostra transformações significativas no comportamento de compra digital, evidenciando a necessidade de novas estratégias pelas marcas. Entre 2023 e 2025, o tempo médio entre a visualização de um produto e a finalização da compra caiu 12,9%, indicando que os consumidores estão mais pragmáticos e menos dispostos a jornadas longas.

Varejo em transformação O levantamento aponta que o cenário de vendas se torna mais complexo, com conteúdo, entretenimento e consumo se mesclando. Hoje, toda plataforma digital se tornou um canal de mídia, e todo conteúdo é um ponto de venda, exigindo experiências integradas e consistentes em cada interação.

Nesse contexto, 70% dos consumidores estão dispostos a realizar compras mediadas por inteligência artificial. A agilidade na compra e entrega se torna diferencial competitivo, com o quick commerce (q-commerce), que promete entregas em até 30 minutos, ganhando força em mercados como a Índia, que movimenta mais de R$ 64 bilhões e deve triplicar até 2028.

O estudo também destaca a importância das plataformas de vídeo curto, como o TikTok Shop, onde, entre US$ 26 bilhões de GMV, 50% vieram de vídeos curtos, 36% de funcionalidades de loja no app e 14% de transmissões ao vivo, demonstrando o impacto direto desses formatos na receita.

Principais tendências

Descentralização: o ponto de venda não está mais limitado a lojas físicas ou sites; feeds, inbox e lives em plataformas como TikTok, Instagram, WhatsApp e YouTube funcionam como marketplaces distribuídos.

Advocacy: os consumidores se tornam propagadores e vendedores de produtos em que confiam. 70% compram por recomendações de criadores de conteúdo, e a credibilidade desses influenciadores cresceu 34% em relação a 2024.

Demanda preditiva: com IA e big data, marcas podem antecipar comportamentos e oferecer soluções antes mesmo da necessidade ser declarada. Hoje, 82% dos consumidores estão dispostos a compartilhar dados para experiências personalizadas, consolidando anúncios contextuais e publicidade não invasiva como padrão de conexão.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
SBT registra quarto mês de crescimento consecutivo e encurta distância para a vice-liderança em São Paulo | Flapper e Finca Propia anunciam parceria para oferecer experiências exclusivas entre mobilidade aérea premium e patrimônio internacional | Brasil soma 61 Leões em Cannes 2026