Petrobras patrocina série “Sankofa – A África que Habita o Brasil”

A Petrobras é o patrocinador platinum da série audiovisual “Sankofa – A África que Habita o Brasil”, idealizada pela FBL Criação e Produção e coproduzida pela RioFilme. O roteiro assinado…

Adnews

03.12.2024

Petrobras patrocina série “Sankofa – A África que Habita o Brasil”

A Petrobras é o patrocinador platinum da série audiovisual “Sankofa – A África que Habita o Brasil”, idealizada pela FBL Criação e Produção e coproduzida pela RioFilme. O roteiro assinado pela diretora de criação Zil Ribas percorre mais de 20 mil km, o equivalente a uma volta inteira no Brasil, para documentar marcos históricos da identidade afro-brasileira e da luta antirracista.

O fomento do Programa Petrobras Cultural ativa o compromisso da companhia para promover a circulação das narrativas racializadas no contexto da diversidade do audiovisual brasileiro. Assim como, exalta a potência criativa dos realizadores negros.

A direção da série é do consagrado Silvio Guidane (“Mussum, o Filmis”, “Vai que Cola” e “Veronika”) e a apresentação e a fotografia é da antropóloga carioca Mariana Maiara, pesquisadora associada à Universidade Federal Fluminense (UFF) dos conflitos étnico-racial-religiosos e das mobilizações pela garantia dos direitos dos povos tradicionais.

Produzida por profissionais afrocentrados, a série encara uma road-trip para registrar irmandades, devoções, festas e manifestações com herança africana. Algumas das locações são a Praça da Liberdade (SP), a Pedra do Sal (RJ) e o Quilombo dos Palmares (AL). Além de Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Tocantins. A estreia está programada para novembro de 2025 na televisão e no streaming.

“A circulação das narrativas africanistas no audiovisual brasileiro é essencial para oferecer representações complexas e genuínas da experiência negra, desafiando estereótipos e promovendo a diversidade cultural”, observa Rozane Braga, diretora geral da FBL Criação + Produção.

Como parte do acordo de patrocínio, a Petrobras estará presente em conteúdos para as redes sociais e eventos internos, com o objetivo de fomentar discussões sobre representatividade e equidade racial. “A associação da marca Petrobras a um projeto relevante, voltado para a compreensão das raízes negras e a promoção do antirracismo, representa uma oportunidade única de fortalecer nosso compromisso com a diversidade e a inclusão”, qualifica Milton Bittencourt, gerente de Patrocínio Cultural da Petrobras.

A primeira temporada “Sankofa – A África que Te Habita” (trailer abaixo), exibida no Brasil, África e Portugal em 2020, percorreu rotas do tráfico transatlântico em nove países africanos, conectando a história à cultura brasileira. Foi amplamente elogiada por educadores e se tornou referência de recurso pedagógico no ensino da história afro-brasileira, no contexto da Lei 10.639/2003.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental