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O ecossistema de agências de publicidade no Brasil investiu R$ 64,7 bilhões em mídia em 2024, um crescimento de 12,5% em relação ao ano anterior, segundo projeção inédita do Cenp-Meios…
Adnews
15.05.2025
O ecossistema de agências de publicidade no Brasil investiu R$ 64,7 bilhões em mídia em 2024, um crescimento de 12,5% em relação ao ano anterior, segundo projeção inédita do Cenp-Meios Kantar. O estudo, desenvolvido pelo Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp) com metodologia do consultor Marcelo Coutinho (EASESP-FGV), cruzou dados de 339 agências monitoradas pelo painel Cenp-Meios com a base de mais de 4.000 agências capturadas pela Kantar IBOPE Media.
Esta é a segunda edição da iniciativa realizada pelo Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp) com o apoio da Kantar IBOPE Media que busca trazer uma projeção dos investimentos em mídia no Brasil realizados via agências de publicidade, e a metodologia do levantamento foi desenvolvida pelo consultor e professor da EASESP-FGV, Marcelo Coutinho.
“A Projeção de Investimentos em Mídia via Agências de Publicidade é mais uma contribuição do Cenp para mostrar a força das agências de publicidade na economia brasileira, mesmo em um ano marcado por algumas turbulências decorrentes do aumento dos juros e do cenário internacional”, afirma Luiz Lara, presidente do Cenp.
Destaques do estudo:
As 339 agências do painel Cenp-Meios executaram R$ 26,3 bilhões em veiculações
Projeção para todo o mercado (considerando desconto médio por meio) chegou a R$ 64,7 bi
Crescimento de 12,5% sobre 2023 supera expectativas do setor
“A retomada dos investimentos reflete a confiança dos anunciantes e a capacidade das agências em desenvolver planejamentos mais eficientes”, analisa Muryel Methner, diretora da Kantar IBOPE Media. O estudo não contabiliza compras diretas de anunciantes, focando exclusivamente no movimento gerado pelas agências.
A projeção aplicou o percentual médio de desconto por meio aferido pelo painel Cenp-Meios sobre o total de veiculações capturadas pela Kantar, criando um indicador robusto para mensurar o real tamanho do mercado. Esta é a segunda edição da iniciativa, que se consolida como principal termômetro dos investimentos em mídia via agências no Brasil.
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