Rebranding da Jaguar divide opiniões: ‘Funeral da marca’ ou reinvenção ousada?

A Jaguar apresentou recentemente sua nova filosofia criativa, intitulada Exuberant Modernism, como parte do reposicionamento da marca para o futuro. O conceito, que resgata o ethos do fundador Sir William…

Adnews

22.11.2024

Rebranding da Jaguar divide opiniões: ‘Funeral da marca’ ou reinvenção ousada?

A Jaguar apresentou recentemente sua nova filosofia criativa, intitulada Exuberant Modernism, como parte do reposicionamento da marca para o futuro. O conceito, que resgata o ethos do fundador Sir William Lyons, “Copy Nothing”, promete trazer formas ousadas e proporções exuberantes para os veículos da marca. A novidade foi divulgada com uma imagem teaser do Design Vision Concept e um vídeo que explora a nova identidade da Jaguar. O conceito fará sua estreia global durante a Miami Art Week, em 2 de dezembro de 2024.

A nova tipografia e cores foram consideradas mais adequadas para tecnologia ou moda do que para uma marca de automóveis de luxo. Críticos também questionaram a falta de “periculosidade” ou “personalidade” no novo design.

Nos comentários do vídeo oficial no YouTube, muitos fãs da marca expressaram insatisfação, com frases como: “Isso não é um anúncio, é o funeral da Jaguar” e “Empresa com 102 anos destruída em 30 segundos”. Outro internauta ironizou o slogan da campanha dizendo: “‘Copy Nothing’? Copiou a tendência de simplificação insensível de marcas.”

O vídeo, que destaca a visão de futuro da Jaguar, também foi alvo de sarcasmo. Entre os comentários, houve quem questionasse se a campanha realmente ajudará a vender carros:

– Você tem certeza de que isso vai nos ajudar a vender mais carros?

–  Carros?”.

A Jaguar destacou que o reposicionamento busca atrair atenção por meio de ideias inovadoras e inesperadas, com o objetivo de se consolidar como referência no design automotivo global. Contudo, a reação online demonstra que o público ainda não se conectou com a abordagem apresentada.

Elon Musk, dono da Tesla, ironizou perguntando se a Jaguar ainda vende carros, já que o vídeo não os mostrou.

 

A estreia do Design Vision Concept durante a Miami Art Week, um dos maiores festivais de arte do mundo, será uma nova oportunidade para a marca reforçar sua mensagem e reverter a narrativa negativa. Até lá, fica a dúvida: será que a Jaguar conseguirá reconquistar os entusiastas ou este será lembrado como um dos rebrandings mais controversos do ano?

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