Nissan lança campanha ousada para apresentar o novo Kicks
Inspirada em festival japonês milenar, comunicação reforça atitude disruptiva do SUV totalmente reimaginado
Por Larissa Ruza, da Connekt
Adnews
30.12.2019
Dizer que as redes sociais estão presentes diariamente na vida dos brasileiros não é nenhuma novidade. Elas ultrapassaram a barreira do entretenimento e já são consideradas ferramentas de negócios, devido à popularidade desses canais.
Veja só as empresas. No setor de RH, por exemplo, já percebeu que as redes sociais podem ser aproveitadas de outras formas e não apenas como um meio de publicar opinião. No caso dos grupos de Facebook e WhatsApp, o Linkedin e até o Instagram, abrem espaço para a divulgação de novas vagas, o que, muitas vezes é mais efetivo do que os métodos tradicionais. E para o candidato não é diferente, pois ele já percebeu que este pode ser o caminho para o novo emprego, tanto para um cargo de iniciante como para operacional, corporativo ou de alta liderança.
O LinkedIn ainda é a principal rede social para isso. No Brasil, a plataforma reúne mais de 45 milhões de profissionais cadastrados, o que faz dela um dos principais canais para o tão sonhado networking eficiente.
Para uma empresa atrair os melhores candidatos, é importante que ela divulgue rotinas e conquistas da organização, perfis de colaboradores e opinião do CEO’s, isso facilitará a contratação de pessoas que realmente tenham o perfil e conheçam a empresa a ponto de vestirem a camisa. Já no lado do candidato, é importante manter-se atualizado, se mostrar ativo, divulgar as conquistas e se aproximar das empresas “dos sonhos”. Uma dica para se tornar ainda mais visível nas redes é preencher todas as etapas do perfil e produzir conteúdos como artigos e posts semanais. A ideia principal é pensar que o LinkedIn deve ser uma vitrine para seu currículo, muito mais dinâmica e atrativa.
Outros canais também têm investido no mesmo objetivo. O Facebook, por exemplo, criou uma funcionalidade destinada a divulgação de empregos. A inscrição para as vagas é feita com poucos cliques e as empresas conseguem realizar avaliações e agendar entrevistas usando a própria rede. Além disso, com o uso dos grupos é possível se conectar com interesses em comum para também fazer o tal do networking.
Já o Instagram, é capaz de divulgar as principais vagas de uma empresa para um número alto de pessoas. Com isso, é possível também interagir com contas da mesma segmentação, outra prática super válida, para quem busca uma recolocação, por exemplo. Além disso, as marcas também podem divulgar a rotina dos colaboradores, o que faz que os candidatos consigam ver na íntegra o dia-a-dia da empresa e identificar se ele se encaixa nesta cultura.
Em síntese, as redes sociais se tornaram ferramentas que ampliam as oportunidades, uma vez que a maioria desses canais são gratuitos e qualquer pessoa com acesso à internet consegue participar, é como um encurtador de distâncias e um modelo mais econômico para ambos os lados.
Já para as empresas a vantagem é atingir um número ilimitado de pessoas e atrair talentos de forma mais rápida e até, mais assertiva, já que as conexões com potenciais colaboradores também foram facilitadas, otimizando o trabalho operacional de captação de candidatos. No final das contas, as redes sociais são capazes até de quebrar o gelo de entrevistas, e os velhos paradigmas como daquele primeiro contato arcaico que era o de entregar currículo porta a porta.
Por Larissa Ruza, da Connekt.
Inspirada em festival japonês milenar, comunicação reforça atitude disruptiva do SUV totalmente reimaginado
Cantora estrela campanha dividida em cinco capítulos e reforça conexão entre moda, arte e autenticidade com a marca
McDonald’s lança campanha com colaboradora real para apresentar os novos sanduíches com molho do CBO e reforçar reconhecimento interno como diferencial da marca
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.