Ricoh do Brasil nomeia André Baron para liderar a divisão de comunicação gráfica

Com 25 anos de experiência nos setores gráfico e tecnológico, executivo assume a liderança da RGC para impulsionar soluções de alto valor agregado, automação e práticas ESG

Adnews

22.09.2026

Ricoh do Brasil nomeia André Baron para liderar a divisão de comunicação gráfica

A Ricoh do Brasil anunciou a chegada de André Baron como o novo diretor da área de Ricoh Graphic Communications (RGC). Com uma trajetória de 25 anos nos mercados gráfico e de tecnologia — tendo passado por empresas como HP, Alphaprint e a gráfica familiar Magister Baron —, o executivo assume a missão de expandir a divisão que combina hardware, software, automação de fluxos de trabalho com inteligência artificial e serviços voltados a gráficas e grandes organizações.

Segundo Andrea Klevenhusen, presidente e CEO da Ricoh Brasil, a contratação visa consolidar a estratégia de crescimento da companhia no país. “Nosso objetivo é ampliar a capacidade de ajudar os clientes a transformar a impressão em uma ferramenta de geração de valor, combinando tecnologia, serviços, eficiência, segurança e alinhamento ao modelo ESG”, explica.

Tecnologia, segurança e valor agregado

A divisão RGC atua com portfólio baseado nas tecnologias InkJet e Laser para folhas soltas e formulário contínuo, atendendo a setores exigentes como farmacêutico, financeiro, varejo, educação e governo. Para Baron, a impressão passou por uma profunda transformação estrutural: “A impressão deixou de ser apenas uma etapa operacional. Em muitas aplicações, ela está diretamente relacionada à experiência do consumidor, à segurança da informação, à produtividade, à eficiência e ao resultado do negócio”.

Além de contar com alianças estratégicas globais — como a parceria com a fabricante alemã Heidelberg —, a atuação da área foca na segurança da produção interna de materiais sensíveis e na integração de práticas sustentáveis, respondendo à demanda crescente por eficiência operacional e redução de impactos ambientais na cadeia produtiva.

Formado em Direito pela PUC-Campinas e com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, Baron liderará o ecossistema de soluções da marca japonesa no país a partir deste mês de setembro de 2026.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email