Riot Games amplia incentivo a torneios de comunidade no Brasil

A Riot Games Brasil anunciou planos para fortalecer os eventos competitivos organizados por comunidades no país. Em parceria com a Monosup, a publicadora desenvolveu uma plataforma que oferece suporte e…

Adnews

06.05.2025

Riot Games amplia incentivo a torneios de comunidade no Brasil

A Riot Games Brasil anunciou planos para fortalecer os eventos competitivos organizados por comunidades no país. Em parceria com a Monosup, a publicadora desenvolveu uma plataforma que oferece suporte e estrutura a terceiros interessados em promover torneios com jogos da empresa.

A iniciativa faz parte da reestruturação da área de Competições Organizadas no Brasil e tem como meta ampliar em 10% o número de campeonatos comunitários com chancela da Riot. A proposta é atender jogadores, criadores de conteúdo, estabelecimentos especializados, organizadores de eventos e demais interessados, especialmente aqueles com poucos recursos para realizar eventos por conta própria.

O novo sistema já está disponível e permite o cadastro de parceiros interessados, além do acesso a um guia com orientações sobre como organizar competições com os títulos da empresa.

Socialização como fator de engajamento

Um levantamento da Riot, realizado em 2024 com jogadores de League of Legends e VALORANT, mostrou que os usuários que mantêm conexões sociais dentro do jogo apresentam maior taxa de retenção. No caso de LoL, houve um crescimento de 275% nos últimos cinco anos no número de jogadores que costumam interagir com pessoas que conheceram durante as partidas.

No VALORANT, os jogadores mais engajados equilibram a criação de novas amizades com interações entre amigos já conhecidos. Há ainda um comportamento frequente de liderança em equipe entre os jogadores mais ativos.

Ações no ambiente universitário

Desde 2023, a Riot também mantém o programa Collegiate, voltado a jogadores universitários e desenvolvido em parceria com a AcadArena. O projeto reúne atualmente mais de 170 atléticas e cerca de 7 mil estudantes no Brasil. Entre as principais ativações está a Copa Aliança, com competições de LoL, Wild Rift, VALORANT e outros títulos da empresa.

Em 2025, o Collegiate passa a integrar oficialmente a área de Competições Organizadas, ampliando seu escopo para apoiar outros perfis de organizadores e fortalecer o ecossistema competitivo.

“Sabemos que está no DNA do brasileiro competir e torcer com muita garra e paixão. Os estudos reforçam a resposta positiva da comunidade aos torneios apoiados pela Riot. Esta nova plataforma chega para oficializar e dar suporte a mais eventos, como torneios, watch parties e outras ações que aproximem ainda mais os jogadores dos nossos jogos”, afirma Natália Arantes, gerente sênior de comunicação e marketing da Riot Games Brasil.

“Os organizadores são líderes locais espalhados por todo o país. Queremos oferecer um suporte exclusivo, promovendo mais torneios e com mais qualidade. Teremos premiações in-game e, neste ano, também recompensas para os organizadores”, diz Tomás Macul, fundador da Monosup.

A nova estrutura também tem como meta ampliar os pontos de contato da empresa com a comunidade, incentivar o engajamento dos jogadores e promover experiências que extrapolem o ambiente do jogo.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental