Rótulos que falam: Nestlé lança mudança histórica para inclusão de 17 milhões de brasileiros

Publicis Brasil assina campanha que revela tecnologia de leitura automatizada em 1.200 embalagens

Adnews

27.11.2025

Rótulos que falam: Nestlé lança mudança histórica para inclusão de 17 milhões de brasileiros

A Nestlé movimentou as redes sociais ao anunciar que diversas embalagens — de Ninho, Leite Moça, Nescau e outros ícones — haviam passado por mudanças. O detalhe: ninguém parecia notar diferença alguma. O que soou como enigma visual acabou revelando a maior iniciativa de inclusão já feita pela empresa.

Em parceria com a startup AliaInclui, a Nestlé tornou 1.200 rótulos acessíveis para pessoas cegas, com baixa visão ou não alfabetizadas. A partir de agora, basta apontar o celular para o produto para ouvir informações nutricionais, modo de uso e outros dados essenciais. Uma transformação silenciosa, mas percebida por quem mais precisava: cerca de 17 milhões de brasileiros com algum grau de impossibilidade de leitura.

Para apresentar a novidade, a Publicis Brasil assinou a campanha “Rótulos que falam”, produzida pela O2 Filmes (vídeo) e Jamute (áudio). A estratégia foi desenhada como uma narrativa de descoberta: o mistério inicial nas redes — com influenciadores e até embaixadores da Nestlé dizendo não encontrar as diferenças — deu espaço para a revelação feita por um squad de criadores com deficiência visual, que mostraram o real impacto da mudança.

A ação ganhou múltiplos pontos de contato: vídeo manifesto, mídia OOH, conteúdos de marcas como Ninho, Moça, KitKat e Nescau, além de uma ativação no MasterChef. No programa, Regiane Silva, colaboradora da Nestlé e pessoa cega que participou do projeto, apresentou o app AliaInclui aos jurados e mostrou como ele transforma a rotina de quem vive com dificuldade de leitura.

“A campanha ‘Rótulos que falam’ é um marco para a Nestlé, nasceu da escuta às pessoas com deficiência visual e dificuldades de leitura”, afirma Rafael Berenguer, Integrated Executive Manager da Nestlé. Ele destaca ainda o investimento para que outras empresas possam integrar seus produtos ao aplicativo, ampliando a iniciativa para toda a indústria.

O movimento também ganhou um site dedicado, com explicações sobre o app e convite para que marcas de outros setores façam parte da mudança. Em depoimentos, pessoas com deficiência visual, idosos e não alfabetizadas demonstram como a tecnologia oferece autonomia e reduz dependências no cotidiano.

Para Mauro Ramalho, CCO da Publicis Brasil, a campanha sintetiza o papel social do marketing: “Quando aliamos criatividade a causas de impacto, damos um significado maior ao nosso trabalho. O projeto Rótulos que Falam traduz o que acreditamos ser o papel mais potente do marketing: conectar propósito e prática.”

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
SBT registra quarto mês de crescimento consecutivo e encurta distância para a vice-liderança em São Paulo | Flapper e Finca Propia anunciam parceria para oferecer experiências exclusivas entre mobilidade aérea premium e patrimônio internacional | Brasil soma 61 Leões em Cannes 2026