A RZK Digital, empresa de ciência de dados do Grupo RZK voltada para o segmento de Digital Out of Home (DOOH), desenvolveu uma solução própria de Machine Learning para previsão do fluxo e da distribuição de passageiros em terminais urbanos de ônibus. A tecnologia, batizada de FlowAI, já está em operação na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, como parte da estratégia da empresa para mapear novos pontos de atuação.
Com presença em São Paulo, Recife e Brasília, a RZK Digital é pioneira em mídia exterior digital instalada em terminais urbanos. A nova ferramenta utiliza dados históricos captados por sensores de visão computacional da Quividi, presentes em 44 terminais da rede da empresa. Com base nessas informações, a FlowAI alcança acurácia de 81% na previsão de fluxo de pessoas.
“A previsão nos permite planejar nossas operações em novos terminais, encontrar e vender os melhores locais e horários aos planejamentos dos clientes, e validar os resultados após o final de campanhas. A FlowAI também contribuirá com o nosso simulador de campanhas, para montarmos propostas mais próximas da realidade durante a simulação. Além disso, a ferramenta nos ajuda a entregar dados preditivos mais acurados para as DSP's, qualificando ainda mais a compra de mídia programática pelos nossos clientes”, afirma Claudia de Armas, Head de Dados da RZK Digital e doutora em Ciências da Computação.
A tecnologia leva em conta 11 variáveis para realizar suas projeções, incluindo fluxo médio diário do terminal, integração com outros modais de transporte, presença de infraestruturas no entorno (como hospitais, escolas e shoppings), número de linhas de ônibus atendidas e distância do terminal em relação ao centro da cidade.
“A RZK Digital acredita que a Ciência de Dados será protagonista na mobilidade urbana nos próximos anos. Pretendemos fazer com que o FlowAI realize novas aplicações no futuro próximo, como identificação de perfis de passageiros em cada horário ou cada pico do dia, ajudando assim o time de negócios a ter uma ótima visão de direcionamento, para conseguir alavancar os objetivos e metas da empresa e dos clientes”, finaliza Claudia.