Sidney Oliveira, fundador da Ultrafarma, e executivo da Fast Shop são presos em operação do MP-SP
Operação Ícaro prende empresários e fiscal da Secretaria da Fazenda por esquema de corrupção e propina milionária no varejo.
Pedro Aguirra
12.08.2025

O fundador da Ultrafarma, Sidney Oliveira, e o executivo Mario Otávio Gomes, da Fast Shop, foram presos na manhã desta terça-feira (12/8) durante a Operação Ícaro, realizada pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP). A ação investiga um esquema de corrupção envolvendo auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda e grandes empresas do varejo.
Além deles, o fiscal tributário estadual Artur Gomes da Silva Neto, supervisor da Diretoria de Fiscalização (DIFIS), também teve mandado de prisão cumprido. Segundo o MP-SP, ele seria o principal operador do esquema, manipularia processos administrativos para facilitar a quitação de débitos fiscais de algumas empresas e receberia pagamentos mensais de propina, intermediados por uma empresa registrada no nome da mãe do fiscal.
De acordo com o MP-SP, o valor das propinas arrecadadas desde 2021 ultrapassa R$ 1 bilhão.
A operação cumpriu três mandados de prisão temporária e vários mandados de busca e apreensão. Sidney Oliveira foi preso em uma chácara em Santa Isabel, enquanto Mario Otávio Gomes foi detido em um apartamento na zona norte de São Paulo.
Os investigados podem responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As diligências seguem em andamento.
*Com informações do portal Metrópoles