Smart TVs se consolidam como nova “sala de jogos” no Brasil

Dia do Gamer: levantamento da Samsung Ads revela crescimento do público gamer nas Smart TVs no Brasil.

Adnews

01.09.2025

Smart TVs se consolidam como nova “sala de jogos” no Brasil

A Samsung Ads – braço de publicidade em Smart TVs da Samsung Electronics – divulgou dados inéditos sobre o comportamento do público gamer em TVs conectadas no Brasil, mostrando crescimento expressivo nesse universo.

Entre fevereiro e julho de 2025, mais de 4,6 milhões de Smart TVs Samsung no País foram utilizadas para jogos, seja por aplicativos, pelo Gaming Hub, pelo canal Ubisoft no Samsung TV Plus ou por conexão de consoles. Esse número representa 19% da base ativa total de TVs conectadas da marca. No período, o uso de apps de jogos cresceu 21%, enquanto o Gaming Hub registrou alta de 14%, em contraste com apenas 6% de aumento em apps não relacionados a games.

Perfil do gamer na Smart TV Gênero: 56% homens, 44% mulheres

Idade: 20 a 44 anos, com destaque para jovens de 20 a 24 anos

Localização: Sudeste (53%), Nordeste (15%), Sul (15%)

Tipo de usuário: 70% são heavy/medium streamers

Tamanho da tela: 48% possuem TVs de 51 a 70 polegadas, sendo modelos de 61 a 70 polegadas os mais comuns

Segundo pesquisa da Offerwise, 76% dos entrevistados se consideram gamers, com jogos principalmente nos fins de semana, entre 15h e meia-noite.

Por que jogar na TV conectada? A Smart TV já se tornou o dispositivo preferido para jogar (32%), à frente de consoles portáteis (23%), notebooks/PCs (22%) e smartphones (19%). Entre os principais motivos:

Tamanho da tela (72%)

Conforto do sofá (64%)

Qualidade de imagem (63%)

Qualidade do som (61%)

Experiência imersiva (44%)

Gaming Hub: foco de atenção dos gamers O Gaming Hub já é conhecido por 94% dos gamers e utilizado regularmente por 58%. As funcionalidades mais populares incluem jogos gratuitos (73%), serviços de nuvem (72%) e recomendações personalizadas (46%). Quanto aos consoles, o PlayStation lidera com 73%, seguido de Xbox (49%), PC Gamer (25%) e Nintendo Switch (21%).

Publicidade na tela grande Além de jogos, a Smart TV se consolida como um veículo de publicidade eficiente: 70% dos gamers lembram de anúncios vistos em Smart TVs Samsung, seja na primeira tela (44%), nos intervalos do Samsung TV Plus (42%) ou dentro do Gaming Hub (28%).

Com esses dados, a Samsung reforça que as Smart TVs são cada vez mais um espaço integrado de entretenimento, combinando jogos, streaming e publicidade de forma imersiva para o público gamer.

Fonte: Samsung Ads (dados proprietários, base conectada e ativa em julho de 2025; +23,4 milhões de Smart TVs; média de 4 pessoas por lar) e pesquisa Offerwise, julho de 2025.

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