Brooksfield Donna cresce 64% no e-commerce com estratégia omnicanal
A Brooksfield Donna registrou um aumento de 64% no faturamento do e-commerce no comparativo de janeiro a julho de 2025, frente ao mesmo período de 2024
E-commerce espera superar crescimento de 19% alcançado na data do ano passado.
Adnews
19.10.2023
Os consumidores do Mercado Livre, maior e-commerce da América Latina, já estão se preparando para a Black Friday 2023. É o que mostra o ‘Panorama do Consumo’, levantamento realizado pela plataforma entre os dias 18 e 22 de setembro com aproximadamente 8 mil pessoas, incluindo usuários do marketplace do Mercado Livre e do banco digital Mercado Pago. Os resultados do estudo foram apresentados à imprensa nesta quarta-feira (18), durante uma coletiva digital.
Em meio a um cenário pós-pandêmico, com a retomada do consumo, redução do desemprego e da inflação, o Mercado Livre segue colhendo bons frutos e se destacando pela organização, planejamento e dinamismo nas vendas. Durante a Black Friday 2022, a empresa contrariou a tendência do mercado, que apresentou queda de 18%, ao registrar um aumento de 19%. Nesse período, 50,7 milhões de usuários navegaram pela plataforma, e houve um aumento de 77% no número de novos compradores, consolidando a posição do e-commerce como referência no Brasil.
Porém, apesar do aumento, vale notar a mudança no padrão de consumo do público em comparação ao cenário pré-pandêmico. Atualmente, os brasileiros se planejam para efetuar compras, especialmente de produtos com maior valor agregado. Para o Mercado Livre, esse novo comportamento se apresenta como algo benéfico, tanto para os consumidores quanto para a empresa.
“O maior planejamento do consumidor, às vezes, possibilita que ele possa comprar à vista, movimentando a empresa para oferecer melhores condições de pagamento via Pix ou Mercado Pago. Para compras à prazo, avaliamos como podemos proporcionar as melhores opções de parcelamento. O foco está nas vantagens que oferecemos ao consumidor e como podemos servi-los da melhor forma”, explicou Julia Rueff, vice-presidente de Marketing do Mercado Livre no Brasil, durante a coletiva.
Para a Black Friday deste ano, o Mercado Livre aumentou os esforços para abranger diversas áreas de consumo. A exemplo disso, a empresa buscou o fortalecimento dos benefícios oferecidos pelo Meli+, plano de assinatura que disponibiliza frete grátis, acesso ao Disney+ e Star+, além de 12 meses gratuitos de Deezer e 30% de desconto em filmes e séries no HBO Max e Paramount+ por um valor mensal de R$ 17,99.
“Estamos investindo em serviços que trazem mais recorrência de visitas e compras. As pessoas que assinam serviços de streaming possuem mais motivos para navegar no nosso aplicativo, aumentando a recorrência de compra em nossa plataforma. Isso está alinhado a uma estratégia do Mercado Livre para incentivar o consumidor, seja com o Meli+, seja em outras categorias como supermercado, moda e brinquedos, estando mais presente no cotidiano dos usuários”, declarou Julia.
Em paralelo às estratégias do Mercado Livre, o Mercado Pago também segue em constante crescimento. Para este ano, o banco digital prevê um investimento cinco vezes maior do que o ano anterior, buscando transformar a Black Friday 2023 na maior da história, por meio de duas vertentes: oferecimento de vantagens para usuários do banco, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, e apoio às pequenas empresas com soluções como acesso a créditos e ferramentas de gestão.
Expectativas em alta!
O panorama traçado pelo estudo elevou as expectativas do Mercado Livre e Mercado Pago, motivando projeções de venda bastante expressivas: o equivalente a nove estádios do Maracanã em pares de tênis, 20 piscinas infantis em perfumes, quase 1 milhão de taças de vinho e 1 mil salas de cinema ocupadas somente por bonecas!
Esses números, também apresentados durante a coletiva digital, refletem a intenção de oito em cada dez usuários que planejam comprar nesta Black Friday. Para solidificar esse dado, 50% desses consumidores estão dispostos a comprar mais neste ano do que em 2022, o que deve marcar um aumento significativo em relação ao ano passado, quando o levantamento foi realizado pela primeira vez.
Esse movimento se deve ao crescimento da credibilidade dos usuários no e-commerce e no Mercado Livre. A plataforma permanece como referência por sua reputação de segurança e eficiência, especialmente na agilidade do sistema de entrega, que é um fator decisivo na compra para um em cada três usuários, que preferem produtos com prazo de entrega para o mesmo dia da compra.
Esquenta Black Friday
Nesse momento, os consumidores estão em fase de análise, filtrando as melhores ofertas disponíveis para efetuar a compra. Para dar uma mãozinha aos indecisos, a plataforma ampliou em 50% o investimento em publicidade e em 137% o investimento em cupons de desconto, promovendo um aquecimento intensivo na programação da Globo, conduzido pelo apresentador Marcos Mion.
A campanha remete à parceria entre a empresa e os usuários, simbolizada pelo aperto de mãos que caracteriza a marca. Sempre que o gesto aparece na tela da TV, a campainha do Mercado Livre alerta que um novo cupom acaba de ser disponibilizado. Basta anotar o código e aplicar na finalização da compra, tanto no site quanto no app. Confira a publicação abaixo para entender melhor essa dinâmica.
Ver essa foto no Instagram
Ganha quem compra e quem vende
O ‘Panorama do Consumo’ também apontou as categorias que devem concentrar a maior parte das vendas na Black Friday 2023. São elas: beleza e bem-estar, esporte e fitness, produtos gamers, ferramentas e bricolagem, alimentos, móveis e decoração, e moda. No pódio do ranking, aparecem celulares e acessórios de telefonia, eletrônicos e eletrodomésticos, solidificando a data como “queridinha” entre os consumidores para aquisição de produtos com maior valor agregado.
O cenário também é promissor para quem está buscando uma oportunidade de ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho. Com o varejo aquecido, o Mercado Livre pretende ofertar 5,6 mil vagas temporárias somente para atender à demanda da Black Friday.
* Com supervisão de Jéssica Bitencourt | Foto de capa: Reprodução/Mercado Livre
A Brooksfield Donna registrou um aumento de 64% no faturamento do e-commerce no comparativo de janeiro a julho de 2025, frente ao mesmo período de 2024
Criativo com mais de 20 anos de experiência reforça grupo de ECDs liderado por Rafael Urenha
Criativo reforça liderança da agência após passagens por McCann, Africa, Nubank e AKQA