Tchau, internet discada...

Internet discada chega oficialmente ao fim: AOL desativa modems que marcaram o início da navegação online.

Adnews

21.08.2025

Tchau, internet discada...

Por Lilian Albuquerque

Se você, nasceu nos anos 2000, talvez nunca tenha ouvido falar de Internet discada.

Para quem já era nascido nos primórdios da popularização da Internet, na década de 90, sabe do que estou falando, basicamente navegávamos em páginas estáticas, com muitos textos e alguns gifs animados.

Ao ouvir essa notícia sobre o fim da Internet discada, já vem à cabeça os sons dos modems, que misturavam estalos e apitos agudos, uma marca registrada da conexão à internet da época.

Mas tudo que é bom, ou melhor, tudo que é nostálgico uma hora chega ao fim.

A AOL, mais conhecida aqui no Brasil como “America Online”, anunciou que seus históricos modems de internet discada, que acompanharam os primeiros passos da rede mundial de computadores, serão desativados em 30 de setembro.

Mas será que alguém ainda usava modem? Segundo a CNBC, a AOL tinha 2,1 milhões de clientes usando modems em 2015, e esse número caiu para apenas alguns milhares em 2021.

A empresa informou que “avalia periodicamente seus produtos e serviços e decidiu descontinuar o acesso à Internet por conexão telefônica”. E para quem não sabia, você tinha que usar a sua linha de telefone para se conectar a Internet através de um modem, ou seja, quando você estava na Internet a sua linha ficava ocupada.

Apesar da nostalgia, era algo inevitável com o avanço da tecnologia, os provedores passaram a oferecer conexões mais rápidas, como ADSL e, posteriormente, fibra óptica.

Para você ter uma ideia, atualmente existem comerciais anunciando 500 megas de velocidade de internet. O nosso querido modem alcançava os incríveis 56kbps.

Em comparação aos 500 megas atuais, o modem de 56kbps era cerca de 9.000 vezes mais lento. Na prática, era como tentar assistir a um vídeo em alta definição, em câmera lenta, quadro por quadro, com direito a pausa para passar um café.

Bons tempos… se você curtia viver no modo “carregando”.

Portal Adnews celebra 25 anos com nova direção e novos projetos