Cibersegurança Criativa: proteger a reputação na era dos deepfakes
Por Mario Marchetti* Imagine abrir seu telefone e assistir a um vídeo do seu CEO dizendo algo que ele nunca diria. Mesma cara. Mesma voz. Mesma maneira de falar. Mas…
Em resposta ao rápido avanço da tecnologia de inteligência artificial generativa e às preocupações crescentes sobre desinformação online e deepfakes, o TikTok começará a rotular automaticamente conteúdos gerados por IA…
Adnews
10.05.2024
Em resposta ao rápido avanço da tecnologia de inteligência artificial generativa e às preocupações crescentes sobre desinformação online e deepfakes, o TikTok começará a rotular automaticamente conteúdos gerados por IA para promover transparência e autenticidade na plataforma, elementos fundamentais para a comunidade do TikTok.
Plataformas como TikTok, Meta, X e YouTube têm explorado o uso de IA generativa para oferecer novas ferramentas e recursos aos usuários, mas também encaram o desafio de lidar com conteúdo gerado por IA de baixa qualidade e os potenciais abusos, como deepfakes enganosos, principalmente no atual período eleitoral no Brasil, Estados Unidos e outras partes do mundo.
Nesse sentido, o TikTok anunciou ontem (9) a adesão a uma coalizão com a OpenAI e Adobe para incorporar credenciais de conteúdo em produções feitas por inteligência artificial. Essa medida irá abranger conteúdos criados a partir da ferramenta Firefly da Adobe, os geradores de imagens do TikTok e o Dall-E da OpenAl. A iniciativa, que reforça o compromisso das empresas para enfrentar os desafios impostos pelas novas tecnologias, promete garantir a autenticidade do conteúdo.
No mesmo sentido, recentemente a Meta anunciou que marcará conteúdos gerados por inteligência artificial com o selo “Made by AI” (do inglês, “Feito por IA”), que funciona por meio da detecção de marcadores invisíveis colocados pelas gigantes da tecnologia, como Adobe, Microsoft, Midjourney, Google, OpenAI e outras. A empresa de Mark Zuckerberg também está desenvolvendo um sistema que detecta e classifica deepfakes.
Apesar dos esforços contínuos das empresas, é importante reconhecer que a detecção e marcação de conteúdos gerados por IA é um campo em constante evolução, e que atores mal-intencionados podem buscar maneiras de contornar essas medidas.
*Com informações da EXAME
Por Mario Marchetti* Imagine abrir seu telefone e assistir a um vídeo do seu CEO dizendo algo que ele nunca diria. Mesma cara. Mesma voz. Mesma maneira de falar. Mas…
Em uma das maiores audiências da TV americana, a plataforma de apostas Kalshi veiculou um anúncio inteiramente gerado por inteligência artificial durante as finais da NBA. Produzido com o gerador…
Por Mario Marchetti* Você já foi convencido a comprar algo por um chatbot? Se a resposta for não, talvez já tenha acontecido e você nem tenha percebido — e é…
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.