Cibersegurança Criativa: proteger a reputação na era dos deepfakes
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Pessoas comuns já podem ter seus rostos expostos na Times Square por uma pequena quantia de doletas.
Adnews
21.07.2023
Os fãs de Amanda Meirelles e Antônio Cara de Sapato realizaram na quarta-feira (19) uma campanha para promover vídeos dos participantes do BBB 23 na Times Square, um dos principais pontos turísticos de Nova York. Na quinta (20), foi a vez de Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman), da novela Vai na Fé, serem exibidas em um outdoor nova-iorquino. Agora imagina se nós, meros mortais, pudéssemos ter alguns segundinhos com nosso rosto exposto em um dos mais famosos pontos turísticos do mundo.
Lançado em dezembro de 2022, o aplicativo TSX abriu espaço para a exposição de figuras anônimas. Por apenas U$ 40 (R$ 191,91 na cotação atual), pessoas comuns podem aparecer em um outdoor e ganhar seus 15 segundos de fama na Times Square. A “praça” recebe cerca de 330 mil pessoas diariamente e é uma referência para a publicidade estadunidense.
Por conta de seu teor mercadológico, os prédios da Times Square são obrigados a instalar letreiros luminosos com fins publicitários. Em meio a disputas pela atenção do consumidor, uma construção ganha destaque ao se distanciar do propósito comercial da região.
O TSX Broadway, arranha-céu que abriga lojas, um hotel e um teatro, lançou o programa PixelStar, que permite que qualquer pessoa divulgue vídeos em seu outdoor –como aconteceu com Amanda e Sapato e Clara e Helena.
Para ter seu conteúdo exposto no local, é necessário baixar o aplicativo TSX. O usuário carrega o vídeo na plataforma e agenda um horário para ser exibido. A transmissão custa US$ 40, em outros outdoors da Times Square, uma empresa pode desembolsar pelo menos US$ 500 (R$ 2.398,85).
O registro deve ter duração de 15 segundos e, pela plataforma, é possível adicionar um texto à exibição. Devido à proposta de ir na contramão do espírito publicitário da área, algumas regras devem ser seguidas.
É proibida a exibição de vídeos que tenham links ou URLs, QR codes, números de telefone, mensagens políticas ou religiosas e conteúdo com direitos autorais. A divulgação de produtos e marcas também está vetada. É permitida a promoção de perfis nas redes sociais. Todos os vídeos enviados são analisados tanto por humanos quanto por inteligência artificial.
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