Topo da rejeição: Felipe Neto, Anitta e Léo Dias lideram

Quem são as personalidades mais queridas e mais rejeitadas do Brasil? O Reputation Score 2025, o mais abrangente estudo sobre reputação de figuras públicas do país, traz essa resposta. Com…

Adnews

29.05.2025

Topo da rejeição: Felipe Neto, Anitta e Léo Dias lideram

Quem são as personalidades mais queridas e mais rejeitadas do Brasil? O Reputation Score 2025, o mais abrangente estudo sobre reputação de figuras públicas do país, traz essa resposta.

Com uma metodologia proprietária, que combina 2.500 entrevistas online com análise de comportamento digital (online e nas redes sociais), o estudo utiliza uma escala de -100 a 100 pontos, mensurando a imagem pública com base em quatro pilares: favorabilidade, rejeição, influência e propensão à compra.

Conduzido com rigor estatístico e controle amostral, a Data-Makers apresenta um retrato mais completo e atual da percepção dos brasileiros em relação a mais de 100 celebridades, inclusive com recortes por geração, classe social, gênero, religião, região e espectro político, comprovando o impacto da reputação em diferentes ambientes e públicos.

“O Reputation Score oferece ao mercado uma resposta a esse novo tempo onde a reputação é construída em segundos e pode ser destruída na mesma velocidade, oferecendo um índice confiável e embasado por dados de pesquisas e monitoramento online para orientar marcas, agências e o próprio público sobre quem realmente gera valor, influência e confiança”, afirma Fabrício Fudissaku, CEO da Data-Makers.

Resultados gerais

Na média nacional, o apresentador Celso Portiolli desponta como o líder de reputação, com 87 pontos, seguido pelas atrizes Paolla Oliveira (82) e Grazi Massafera (81), passando pelo ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho (78).

Já no topo da rejeição aparecem o youtuber e empresário Felipe Neto, com 32,1%, acompanhado da cantora Anitta (30,5%) e do apresentador Léo Dias (28,6%), dados que reforçam a tese central do Reputation Score: a rejeição é o maior fator de erosão da reputação pública no Brasil atual.

O estudo também revela quem são os mais conhecidos nacionalmente. O jogador de futebol Neymar lidera com impressionantes 99,4% de awareness, seguido pela cantora Ivete Sangalo e pela apresentadora Ana Maria Braga, ambas com 98,4%.

Para Fabio Santos, CEO da CDN, os resultados obtidos na pesquisa reforçam que reputação é um ativo intangível, mas de valor concreto. “Em um ambiente altamente polarizado e dinâmico, entender como essas figuras públicas são percebidas é essencial para qualquer decisão estratégica”.

Divisões geracionais

  • Geração Z (18-25 anos): Neymar Jr. é o mais conhecido para esta faixa etária, mas Celso Portiolli e o humorista Whindersson Nunes ganham em aceitação. A rejeição recai sobre nomes como a cantora Luísa Sonza e influenciadora Gkay.
  • Geração Y (26-40 anos): Esta parcela da população prefere rostos da TV como Paolla Oliveira e Portiolli. Felipe Neto e Anitta são os mais polarizadores.
  • Geração X (41-60 anos): Demonstra nostalgia e tradição, tendo como favoritos a atriz Giovanna Antonelli e o cantor e ator Fábio Jr. como favoritos.
  • Baby Boomers (+60 anos): Têm Ana Maria Braga como ícone, mas preferem Fábio Jr.. A rejeição nesta faixa é mais pulverizada.

Recortes por classe social

  • Classe alta (A;B1): Valorizam figuras como Grazi Massafera, mas rejeitam fortemente Felipe Neto e Luciano Huck.
  • Classe média (B2,C1): Preferem Wesley Safadão e Ivete Sangalo, mas são críticos com Léo Dias e Anitta.
  • Classe baixa (C2,D,E): Reforça a popularidade de Gusttavo Lima e Ana Maria Braga, com rejeição concentrada em Luísa Sonza.

Gênero, religião e política

  • Mulheres: Preferem apresentadores e atrizes como Paolla Oliveira e Grazi Massafera e rejeitam Felipe Neto.
  • Homens: Destacam esportistas como Ronaldinho Gaúcho e Neymar, mas rejeitam Luciano Huck.
  • Evangélicos: Apreciam Aline Barros e Bruna Marquezine, mas têm alta rejeição a Anitta.
  • Católicos: Mostram equilíbrio entre tradição e popularidade, com Ivete Sangalo entre as favoritas.
  • Esquerda: Preferem Tatá Werneck e Grazi Massafera, mas rejeitam figuras ligadas à direita, como Danilo Gentili.
  • Centro: Apreciam moderação, com Ivete Sangalo e Rodrigo Faro entre os mais aceitos.
  • Direita: Valorizam nomes como Danilo Gentili e Rodrigo Faro, e rejeitam fortemente Felipe Neto.

Panorama regional

  • Sudeste e Sul: Mostram padrões similares, com Celso Portiolli como favorito e Léo Dias entre os mais rejeitados.
  • Nordeste: Valoriza artistas populares como Gusttavo Lima, mas rejeita Felipe Neto.
  • Norte e Centro-Oeste: Apontam Rodrigo Faro e Wesley Safadão como favoritos, com Taís Araújo e Luciano Huck entre os mais rejeitados.

O Reputation Score traz clareza para marcas, agências e creators sobre um algo extremamente importante: influência sem reputação é um risco. “Não basta só ter audiência, é preciso ter relevância, coerência e reputação. Marcas que entendem isso saem na frente na hora de construir conexões verdadeiras com o público”, conclui Vinicius Machado, CEO da Sotaq.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental