Tudo pronto para o final do ano? A gamificação como chave para impulsionar estratégias digitais

*Por Andressa Scasso, Territory Manager, Brazil, etermax Brand Gamification™ O último trimestre do ano se caracteriza por ser uma época especial na indústria da publicidade, do marketing e de muitas…

Adnews

23.07.2024

Tudo pronto para o final do ano? A gamificação como chave para impulsionar estratégias digitais

*Por Andressa Scasso, Territory Manager, Brazil, etermax Brand Gamification™

O último trimestre do ano se caracteriza por ser uma época especial na indústria da publicidade, do marketing e de muitas outras relacionadas. Os consumidores estão à procura de presentes para as festas ou planejando suas férias, e os anunciantes investem grandes recursos para ganhar a corrida e conseguir o maior número possível de vendas.

Sendo o e-commerce um dos principais métodos de compra no Brasil , com um aumento de 10,45% nos últimos 12 meses (Junho/23 à Junho24) segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) , estima-se que o faturamento do setor possa alcançar R$ 205,11 bilhões em 2024. O ticket médio das compras online deve girar em torno de R$ 490, com um total de 418,6 milhões de pedidos previstos​. Além disso, o mercado de e-commerce tem visto um aumento significativo no número de consumidores, com 91 milhões de brasileiros comprando online. As plataformas de e-commerce de dispositivos móveis continuam ganhando popularidade, refletindo a tendência global de um comércio digital cada vez mais móvel e acessível – com isso, posso assegurar que a gamificação se posiciona como um segmento chave para captar a atenção das audiências em um período de constante sobrecarga de informações.

A seguir, quero compartilhar 4 motivos pelos quais esta pode ser a ferramenta chave para preparar uma estratégia de publicidade eficaz durante os últimos meses do ano.

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✔️ Um formato imersivo que adota elementos do videogame.

Diante do aumento na demanda durante o último período do ano, os anunciantes costumam responder aos espaços publicitários para captar os compradores. No entanto, a abundância de publicidade inevitavelmente causa atordoamento e saturação nas pessoas. Tudo isso tem efeito reverso para as mensagens que as marcas querem transmitir por não conseguirem captar a atenção das pessoas (seja de forma voluntária ou involuntária), comprometendo o investimento, já que pode perder seu potencial na disputa de atenção.

Formatos de publicidade in-game como anúncios interativos, Playable Ads e opções de realidade aumentada (AR) ou virtual (VR) abrem a porta para experiências novas, que oferecem recompensas e proporcionam diferenciais aos participantes.

✔️ Facilita o retargeting graças à sua capacidade de engajamento.

Impactar consumidores que anteriormente interagiram com a marca, através de estratégias de retargeting, costuma ser uma ferramenta muito útil nesta época.

Graças ao alto nível de engajamento que a gamificação gera, por seus elementos lúdicos que envolvem o usuário de uma forma muito mais relaxada diante das mensagens, com isso a gamificação é capaz de melhorar a lembrança da marca para o consumidor gamer e possivelmente converter o anunciante em uma das primeiras opções na hora de escolher uma marca em sua categoria de produtos.

✔️ Campanhas personalizadas e segmentadas

Quando buscamos ser eficazes, é mais importante do que nunca alcançar as pessoas certas com mensagens bem personalizadas.

Nesse sentido, o Gaming nos dá duas vantagens. Em primeiro lugar, o alcance: os videogames são um passatempo massivo que alcança dois terços da população online. E além disso, o targeting: podemos segmentar as campanhas — com a ajuda das informações contextuais, tecnográficas e dos dados dos usuários — para garantir que cada consumidor seja alcançado com a mensagem certa.

✔️ Gera comunidades que acrescentam valor à experiência

Os jogadores que participam nesses espaços demonstram seu conhecimento, competem de maneira amigável, colaboram para responder perguntas e aprender. Ajudam a formar uma comunidade. Uma comunidade consolidada significa também um aumento na presença da marca: a interação com outras pessoas atribui maior importância às atividades em que participamos, alimentando o boca a boca.

Para a temporada de compras que se aproxima, a chave será impactar os usuários com conteúdos que não tenham visto antes. A gamificação se posiciona como uma estratégia eficaz para as marcas ao relacionar os anúncios de forma voluntária e ativa. Dessa forma, com maior engajamento, mais possibilidades de conversão e recordação da marca.

Conheça mais sobre o universo de Brand Gamification™ com a Etermax, pioneira especialista em como conectar marcas de maneira irreverente aos consumidores gamers acessando o site.

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