Twitter é acusado de aplicar atraso no acesso a sites que Elon Musk não gosta

A nova polêmica envolvendo a plataforma, que agora se chama X, levanta questionamentos sobre a liberdade de acesso e as preferências pessoais de Elon Musk.

Adnews

16.08.2023

Twitter é acusado de aplicar atraso no acesso a sites que Elon Musk não gosta

Em mais uma polêmica envolvendo o Twitter, que agora se chama X, o bilionário Elon Musk parece estar deixando bem claras as suas preferências pessoais na rede social. De acordo com informações do Washington Post, divulgadas nesta terça-feira (15), a plataforma estaria aplicando um atraso de cinco segundos que retardava o acesso a alguns sites, incluindo New York Times, Reuters e Instagram.

Os sites afetados incluem concorrentes e veículos de notícias que publicaram matérias criticando o proprietário do Twitter. O veículo testou os atrasos, e descobriu que quando os usuários clicavam em links no Twitter que direcionavam para outros sites, eles eram, na verdade, redirecionados para uma tela em branco que durava alguns segundos, dando a entender que o endereço de destino estaria fora do ar ou com problemas técnicos, motivando a desistência no acesso.

Esse atraso parecia estar associado a links processados e abreviados pelo serviço t.co, que é utilizado para encurtar links postados no Twitter. Aparentemente, o problema foi resolvido em pouco tempo, e os links começaram a abrir normalmente.

Elon Musk tem enfrentado desavenças com a mídia, e em alguns casos, o Twitter tomou medidas que afetaram links para sites críticos ou concorrentes. A plataforma chegou a rotular a BBC e a NPR como mídias afiliadas ao estado, o que gerou protestos e levou a NPR a deixar a rede social em abril deste ano. Além disso, o Twitter começou a marcar links da plataforma de conteúdo independente Substack como inseguros após a empresa lançar um recurso similar ao Twitter para a base de usuários da empresa e seus leitores, alguns dos quais são assinantes pagantes, chamado Substack Notes. A Substack argumentou que o Notes e o Twitter não precisam ser concorrentes, e devem se complementar.

Nem o Twitter, nem o bilionário sulafricano se pronunciaram oficialmente sobre a situação até o momento.

* Com informações do The Guardian

 

Acompanhe a gente no InstagramLinkedIn e Threads. Adnews, onde as transformações acontecem. ????

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental