VML Latam revela insights sobre o novo consumidor

Em meio ao avanço acelerado da inteligência artificial e às transformações culturais que desafiam as marcas, a VML Latam divulga um relatório com 20 tendências que devem orientar empresas e…

Adnews

25.04.2025

VML Latam revela insights sobre o novo consumidor

Em meio ao avanço acelerado da inteligência artificial e às transformações culturais que desafiam as marcas, a VML Latam divulga um relatório com 20 tendências que devem orientar empresas e líderes na América Latina ao longo de 2025.

Baseado em dados quantitativos, o estudo analisa como movimentos globais se manifestam e se adaptam ao contexto latino-americano, com foco nas mudanças de comportamento dos consumidores.

Entre os destaques está a relação da Geração Z com a tecnologia. Esse grupo, que atingiu a maioridade em um cenário econômico, social e político desafiador, tem buscado alternativas de escapismo — especialmente nas redes sociais. Segundo estimativas da VML, 69% dos jovens da região aprovam o uso da tecnologia como forma de escapar da realidade. O estudo sugere que as marcas podem explorar esse comportamento tanto incentivando conexões com o mundo real quanto aprofundando experiências digitais imersivas.

No campo dos relacionamentos, o relatório identifica uma tendência de retorno aos encontros presenciais. Com menor adesão à mediação dos aplicativos de namoro, 36% dos entrevistados afirmam preferir ambientes sociais físicos para conhecer novas pessoas.

Outro movimento observado é o uso de comunidades de fãs — os chamados fandoms — como estratégia de engajamento. A pesquisa aponta que mais da metade dos consumidores da região considerariam integrar um fã-clube de sua marca favorita, caso existisse. O fortalecimento de ícones locais, incluindo influenciadores e criadores de conteúdo, também aparece como um vetor importante de conexão cultural.

Na indústria de alimentos e bebidas, sabores inusitados, divertidos e com apelo emocional têm ganhado destaque como forma de proporcionar momentos de leveza diante de realidades adversas. Já no setor de beleza, marcas apostam em experiências imersivas e colaborações criativas para aprofundar o vínculo com o público e gerar memórias além do consumo.

“Abraçar outras realidades funciona como estratégia, como uma forma de otimismo e um caminho para imaginar ou manifestar uma realidade melhor do que aquela em que se encontram”, afirma Ernest Riba, CSO da VML Latam.

Ao final do relatório, a VML reforça a ideia de que a combinação entre tecnologia e imaginação pode contribuir para a construção de futuros mais positivos em meio à polarização e à incerteza.

“Novas realidades estão sendo criadas graças à tecnologia e à nossa imaginação”, conclui Riba. “Mais do que uma forma de escapar da realidade, isso ajuda a construir um mundo que enfrenta a polarização, a distorção e a incerteza.”

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24