Após reviravoltas, WeWork busca proteção em pedido de falência nos EUA

Empresa de espaços compartilhados de escritório enfrenta queda desde 2019.

Adnews

07.11.2023

Após reviravoltas, WeWork busca proteção em pedido de falência nos EUA

A WeWork, empresa de escritórios partilhados que já foi avaliada em US$ 47 mil milhões, foi forçada a declarar falência nos Estados Unidos. A decisão acompanha a subida e queda de uma empresa que já foi vista como o futuro do local de trabalho mundial.

O pedido da WeWork dará para a empresa proteção contra seus credores e proprietários à medida que reestrutura suas dívidas. Com base no último preço das ações, a empresa agora vale menos de US$ 50 milhões. A falência afetará os negócios da WeWork nos EUA e no Canadá.

A empresa disse à BBC que seus espaços de trabalho conjunto permanecerão abertos, inclusive no Reino Unido. Em um e-mail aos inquilinos” de Londres, a empresa disse que continua totalmente comprometida em fornecer os seus serviços e planeja permanecer na grande maioria dos edifícios.

“Estamos comprometidos em nos comunicar primeiro e com antecedência com os membros, se previrmos possíveis mudanças”, ressaltou a empresa.

No final de junho, a empresa tinha mais de 700 sites em todo o mundo e cerca de 730 mil membros. Por meio de um comunicado na noite desta segunda-feira (6), a empresa disse que o pedido de falência vai permitir racionalizar ainda mais a sua carteira de arrendamento de escritórios comerciais, ao mesmo tempo em que tenta garantir a continuidade aos seus utilizadores.

David Tolley, presidente-executivo da WeWork, disse estar profundamente grato pelo apoio dos stakeholders financeiros da empresa, e que estão trabalhando juntos para fortalecer a estrutura de capital e acelerar o processo através do acordo de apoio à reestruturação.

A WeWork foi fundada em 2010 e aluga espaços de escritórios para pessoas físicas e empresas. A empresa se tornou conhecida por oferecer bebidas alcoólicas à vontade em seus escritórios, além de uma decoração alegre e descontraída.

A procura pelos espaços de escritório compartilhados da empresa foi atingida após um esforço desastroso em 2019 para conseguir dinheiro em uma cotação pública, o que prejudicou a sua reputação. Além disso, a pandemia chegou e com as pessoas trabalhando em casa, houve fechamento de muitos escritórios em todo o mundo.

No primeiro semestre deste ano, a WeWork perdeu mais de US$ 1 mil milhões devido às despesas de funcionamento dos seus escritórios e outros custos. Lidando com a indisposição de agir como uma grande empresa de tecnologia, ela tem lutado para vender partes de seus negócios e pressionado para fechar locais ou renegociar os termos de arrendamentos e dívidas de longo prazo.

As enormes perdas e negociações internas da empresa foram bem cobertas pela mídia, inclusive a série WeCrashed’, da Apple TV, estrelada por Anne Hathaway e Jared Leto como Rebekah e Adam Neumann, apresentava várias cenas retratando os hábitos festivos de seu carismático cofundador, enquanto ele construía o símbolo do escritório coolem uma propriedade na cidade de Nova York.

Os potenciais investidores também questionaram as ligações entre as finanças pessoais de Neumann e a WeWork, levando em conta a sua decisão de expandir a empresa para áreas de interesse pessoal, como um negócio de parques de surfe. No mês passado, à medida que as discussões com proprietários e financiadores se intensificavam, a WeWork disse aos investidores que não estava fazendo os pagamentos de seus empréstimos.

O principal acionista, SoftBank (um conglomerado de tecnologia japonês), injetou dezenas de bilhões de dólares na WeWork, enquanto continuava a perder dinheiro. À medida que surgia a expectativa de um pedido de falência, Neumann disse que a queda da WeWork foi decepcionante.

“Tem sido um desafio para mim observar desde 2019 como a WeWork não conseguiu tirar proveito de um produto que é mais relevante do que nunca hoje. Acredito que com a estratégia e a equipe certa, uma reorganização permitirá que a WeWork volte com sucesso”, disse Neumann.

* Com informações da BBC | Foto de capa: Patrick T. Fallon/AFP

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental