Skip to main content

No Brasil, 2 milhões de pessoas são autistas. Uma de suas características é a dificuldade em se comunicar com suas famílias e, consequentemente, com o mundo. Para isso, grande parte da comunidade autista utiliza cartões de comunicação visual, que os ajudam a verbalizar atividades básicas, como usar o banheiro, beber água, ouvir música e até pedir para mexer no celular.

Os cartões foram criados há quase 40 anos, mas nunca foram atualizados. Pensando nisso, Vivo lançou o projeto ‘A jornada do Autismo’ em parceria com a Associação de Amigos do Autista (AMA), primeira instituição sem fins lucrativos de apoio aos autistas do país.

A partir do projeto, os cartões podem ser atualizados de maneira inovadora, com auxílio de inteligência artificial, através de uma plataforma online de simples navegação, que aproxima os autistas da tecnologia mais revolucionária do momento. Basta acessar o site oficial e interagir com uma rede neural que analisa bilhões de dados, para estreitar ainda mais as relações humanas com quem precisa.

“A Vivo segue com seu propósito de digitalizar para aproximar, e traz um projeto que pode ajudar familiares e educadores a promover uma experiência diferente e imersiva junto às pessoas autistas”, afirma Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.

Estudos científicos comprovam que interagir com pessoas autistas através de seu hiperfoco ajuda a melhorar a comunicação. Com base nisso, será possível criar cartões de comunicação personalizados no site, inspirados nos interesses e paixões de cada pessoa autista. Ou seja, se uma pessoa dentro do espectro gosta de dinossauros, ela poderá gerar no site diversos cartões com desenhos de dinossauros demonstrando situações básicas e de fácil entendimento.

Dessa maneira, elas podem se sentir mais engajadas a interagir com os cartões, e por consequência, mais motivadas a se comunicar. A plataforma também teve toda sua arquitetura e layout pensados para pessoas autistas, respeitando as cores e tipologia que são mais amigáveis para eles.

Premiado em Cannes

Uma iniciativa como essa jamais passaria despercebida no Cannes Lions. A campanha, assinada pela agência Africa Creative, ganhou três Leões de Bronze no festival, nas categorias Health & Wellness, Design e Brand Experience & Activation. Assista ao filme completo abaixo.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.