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O ano de 2020, apesar de todos os seus desafios, trouxe um cenário positivo para o marketing digital. Com o crescimento da conectividade e expressiva alta do e-commerce, a área ganhou ainda mais espaço e relevância no mercado. Para 2021 deve manter seu lugar de destaque, mas com um foco muito maior na personalização de conteúdos e em apresentar um propósito claro e relevante para os consumidores, como mostra levantamento feito pela Adtail, agência de marketing digital especializada em performance e inteligência de dados.

A empresa ouviu líderes e especialistas de diferentes áreas e montou um e-book com as oito principais tendências do marketing digital para 2021:

  • PERSONALIZAÇÃO, CURADORIA E MICROCOMUNIDADES
  • SHOPSTREAMING
  • PROPÓSITO, CONSUMO CONSCIENTE E UPCYCLING
  • PESQUISA POR VOZ
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E BRANDING DE AVATAR
  • DARK SOCIAL: WHATSAPP E TELEGRAM
  • MARKETING PREDITIVO
  • GAMING E STREAMING

 

“Personalização e propósito serão os carros-chefe do ano, mas haverá espaço para o crescimento da pesquisa por voz, da inteligência artificial, do shopstreaming, entre outros conceitos que já começaram a aparecer no mercado, e devem se consolidar de vez no próximo ano”, afirma Adriana Campos, CEO da Adtail.

 

A estratégia para trabalhar a personalização de conteúdo, curadoria, criação ou manutenção de microcomunidades vai exigir um olhar mais apurado das marcas. Para Adriana Campos, os microinfluenciadores serão os grandes protagonistas do marketing de influência. “A aposta em um público que fala com menos gente, mas de forma mais próxima e genuína, acaba sendo mais eficaz do que grandes ações baseadas em números que não geram a conversão do objetivo”, afirma.

As redes sociais também podem funcionar como um canal de personalização importante. O Telegram, por exemplo, teve um papel fundamental em diversos segmentos. Por outro lado, é preciso considerar que muitas pessoas têm abandonado esses perfis, estimulando tendências como o Detox Digital e a Dark Social – opções de mídias sociais sem algoritimos rastreáveis.  

“Nesse contexto, o WhatsApp surge como um das principais pontos de contato para 2021. A plataforma vem anunciando algumas mudanças importantes, principalmente para o WhatsApp Business, o que deixará a ferramenta ainda mais versátil e oferecendo novas oportunidades em termos de marketing”, alerta a CEO da Adtail.

Além disso uma das principais tendências apontadas pela Adtail para 2021, é a pesquisa por voz que já está incorporada à realidade dos consumidores. Segundo dados da Tractica, empresa de inteligência de mercado, os usuários desse recurso devem chegar a 1,8 bilhão em 2021. “As marcas precisam considerar essa configuração no meio digital. Para isso, entender as otimizações que podem ser feitas, aproveitando a ativação de voz em SEO, é essencial para manter um bom posicionamento nas buscas”, explica Adriana Campos.

Para ter acesso ao conteúdo completo, basta acessar o site oficial do Adtail.

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