Dia de ineditismo no Festival de Criatividade de Cannes. Os resultados das três primeiras categorias – Promo & Activation, PR e Direct – garantem os 10 primeiros Leões brasileiros no evento. Foi a primeira vez na história que o Brasil conquistou o prêmio dourado na área que julga marketing direto e na que avalia cases de relações públicas.

 

O melhor desempenho do segundo dia foi em Direct. Os 16 trabalhos que concorriam na reta final se converteram em seis troféus: Ouro e Prata para a DM9 pelo case ‘Volta Ferrorama’, um Prata e dois Bronzes para a Ogilvy por  ‘Drunk Valet’,  para o Bar Aurora & Boteco Ferraz, e outro para o case 'Santa Claus', desenvolvido para a Coca-Cola. Fecha a lista o Bronze conquistado  pela Age/Isobar, premiada por ‘We deliver your download’, para o cliente Cine 24 horas.

Os dois Leões em PR são um de Ouro e outro de Prata. O troféu dourado vai para o clipe colaborativo 'Skankplay', da banda Skank, que usou as redes sociais para amplificar o lançamento da música “De Repente“. Fãs gravaram suas próprias versões e o engajamento surpreendeu. A Prata foi concedida para 'Social Peace’, ação  da FSB Comunicações para  o Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa propôs dialogo online entre o Governo e a sociedade sobre segurança. “Não se trata de ação publicitária. Foi algo estratégico que se mostrou fundamental“, resume Ricardo Cota, secretário de Comunicação do Governo do Estado do Rio.

Já na categoria Promo, prêmios apenas para a Ogilvy; a área é a única em que o país não garantiu Ouro. Foram reconhecidas pelo Festival novamente a peças “Drunk Valet”, merecedora de Leão de Prata, e “ Parental Control” , vencedora em Bronze,  criada para o BandSports.

Ao final do primeiro dia de premiação, o ranking das agências fica assim:

Ogilvy – Dois de Prata e Três de Bronze

DM9 – Um de Ouro e Um de Prata

Dont Try this – Ouro

FSB Comunicações – Um de Prata

Age/Isobar – Um de Bronze

O que dizem os jurados

Ana Paula Marques, Direct:  “os julgamentos consumiram 15 horas por dia e foi um processo ético e minucioso. Tenho honra de ter participado. O Ferrorama (primeiro ouro do Brasil na categoria) foi muito emocionante, e o critério principal foi abrangência. Um trabalho lindo é perfeito em ingredientes, só não conseguiu ter força pra concorrer ao Grand Prix, mas é emocionante e matador“.

Ronald Mincheff, PR: “Esse ano foi o charme para nós , foi excepcional. Tenho muito orgulho dos trabalhos que o Brasil colocou pra frente. (Sobre o Ouro conquistado pelo Brasil):  “É envolvimento. A comunicação não controla mais, mas compartilha, participa. Foi fenomenal! Na hora da votação, todo mundo levantou a mão“ .

Fernando Figueiredo, Promo: “A frustração é com a qualidade do trabalho que vi do mundo inteiro. De uma forma geral, as premiações deram uma baixada. Não vi nenhum case como um Replay ou um HBO, por exemplo. O presidente do júri disse para eu não esperar isso todos os anos porque é assim mesmo. Tive a impressão de que tudo caiu. Não vale a história que o Brasil não entrou bem – foram nove shortlists – ou ainda não sabe inscrever. Besteira! O Brasil está  super criativo, mas talvez tenhamos entrado somente com nove peças porque dobramos as inscrições. Na quantidade, você acaba entrando com menos qualidade“.

Shortlists

Apesar do anúncio das três categorias, shorlists também agitaram a delegação brasileira em Cannes. Press, Outoor, Media e Radio Lions divulgaram seus finalistas. Respectivamente, o Brasil chega com 99, 72, 15 e 10 pecas na reta final. O resultado oficial sai nesta terca-feira.

Por Marcelo Gripa, de Cannes

Saiba tudo sobre o maior festival de publicidade do mundo aqui.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2014

+ Ver mais

Brasil terá 15 jurados em Cannes

por Redação Adnews

ADFestivals

+ Ver mais

El Ojo anuncia 4 novos presidentes de júri

por Redação Adnews

ADInsights

+ Ver mais

A Gillette sabe o que faz. Já Neymar…

por Adinsight por Leonardo Araújo

AdMovies

+ Ver mais

O Mecanismo e O Negócio entram na luta pela audiência de séries

por Eliane Munhoz do Blog de Hollywood

ADScreen

+ Ver mais

Ciclo de regravação dos clássicos chega a SWAT

por Elaine Munhoz, do Blog de Hollywood

Ana Paula Passarelli

+ Ver mais

Como as (novas) mudanças no Youtube vão impactar os criadores de conteúdo?

por Ana Paula Passarelli, estrategista de negócios digitais e consultora de inovação

Antonio Carlos Moura

+ Ver mais

Mercado de comunicação: mais difícil e mais divertido

por Antonio Carlos Moura

Daguito Rodrigues

+ Ver mais

Para onde foi o sangue que havia nos olhos?

por Redação Adnews

Design Thinking

+ Ver mais

Reclamar! Vício, autopiedade ou um SOS?

por Marcelo Ponzoni, Diretor executivo da Rae,MP

Especial Google

+ Ver mais

Quer falar com mulheres? Olhe para os dados, não para os estereótipos

por Artigo de Kate Stanford, diretora global de marketing e publicidade no Youtube

Especial TV Aberta

+ Ver mais

Como a TV conversa com o Youtube?

por Gabriel Grunewald

Fábio Prado Lima

+ Ver mais

Face priorizará posts de amigos e familiares. O que isso pode significar para quem é social media?

por Fábio Prado Lima, diretor da AdResults e professor do Face Ads Descomplicado

Fernanda Romano

+ Ver mais

Janelas

por Redação Adnews

Julio Moraes

+ Ver mais

Hey, mercado, vamos fazer o #MeaCulpa?

por Artigo por Julio Moraes, digital marketing executive na #SocialGroup

Leonardo Araujo

+ Ver mais

A Gillette sabe o que faz. Já Neymar…

por Adinsight por Leonardo Araújo

Marcia Esteves

+ Ver mais

Por que eu não sou uma gênia?

por Marcia Esteves, co-presidente da Grey Brasil

Marcos Giovanella

+ Ver mais

A ciência por trás do Big Data

por Marcos Giovanella

Mauricio Magalhães

+ Ver mais

Sair da caixa é ficar dentro dela. Ufa!

por Mauricio Magalhães

Mentor Neto

+ Ver mais

Os Millennials em Promoção

por Por Mentor Neto, sócio e CCO da Bullet

Rafael Martins

+ Ver mais

Você tem certeza que “seu cliente não entende nada”?

por Rafael Martins, Co Fundador e CEO do Share

Raul Santahelena

+ Ver mais

Marcas, por que é tão difícil se colocar no lugar do outro?

por Artigo de Raul Santahelena

Renata Serafim

+ Ver mais

Brasil… Mostra a sua cara!

por Adnews

Silmo Bonomi

+ Ver mais

Publicidade de verdade

por Adnews