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A uma semana da Black Friday, vale a pena rever quais são os produtos que prometem bombar na maior data comercial do mundo. Segundo pesquisa divulgada pela Conversion no último outubro, celulares são os itens mais desejados pelos consumidores, com 66,67% de intenção de compra, seguido de eletrônicos & eletrodomésticos (60,68%) e itens de moda & acessórios (40,46%), formando o top 3 das categorias mais desejadas na data deste ano, que acontece em 26 de novembro. A pesquisa consultou 400 brasileiros conectados à internet. 

Com os celulares e eletrônicos & eletrodomésticos liderando as intenções de compra, os gastos planejados para a Black Friday também acompanham essas categorias. 55,84% dos consumidores entraram na faixa de compras de R$500,01 a R$3.000,00– sendo uma média de preços positiva para a compra de celulares com bom custo-benefício, como os modelos Android, além de produtos eletrônicos e eletrodomésticos também. Dos entrevistados, apenas 4,56% estão mais cautelosos e pretendem realizar compras até R$150,00. 

A Black Friday é vista como uma época do ano positiva para realizar grandes compras por preços menores. Inclusive, o preço do produto é o aspecto mais importante na decisão de compra para 83,48% dos consumidores. Contudo, ser uma loja conhecida para efetuar a compra (54,7%), ter selos de segurança (38,18%) e ter boa avaliação no Reclame Aqui (37,89%) também são fatores que contribuem para a tomada de decisão. 

Perspectivas são positivas para a Black Friday de 2021

De acordo com o estudo da Conversion, a Black Friday de 2021 deve ser maior do que a do ano passado, devido a um aumento na intenção de compra entre os consumidores. Segundo a pesquisa, em 2020, 76,5% dos brasileiros realizaram compras no período, enquanto para este ano, a previsão é de que esse número cresça para 87,75%, refletindo em um aumento de 14,7%.
Em relação às compras online, 72% dos entrevistados pretendem realizar as compras via site e lojas virtuais (56,98%) ou até mesmo em aplicativos de compras (14,81%), mostrando que o e-commerce também tem grandes chances de se destacar. 

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