Renato Russo

Renato Russo: conheça o acervo do cantor que vai inspirar minissérie

Wendel Martins
Conheça os itens presentes no acervo do líder da banda Legião Urbana, Renato Russo, dentre os mais de seis mil artigos catalogados

Que o cantor Renato Russo é um dos mais conhecidos da história do Brasil, todos sabem, mas você conhece o acervo dele?

Cerca de 6 mil itens estão alojados em uma sala com apenas 65 m², mas com valor cultural enorme. Dentre os itens, estão manuscritos, instrumentos musicais, roupas, pôsteres, móveis e quadros.

Renato Russo

Com tal material, é possível conhecer melhor o lado pessoal do artista da banda Legião Urbana. Pois, os diários permitem descobrir o humor do artista no momento da escrita, mas principalmente sua linha de raciocínio e a evolução criativa.

Dessa forma, é possível notar que a letra de uma de suas mais famosas músicas, “Eduardo e Mônica”, era bem diferentes. A princípio, a canção era mais extensa e incluía passagens, como uma viagem à Índia, mas acabaram excluídas no texto final.

Pelos diários ainda, que são cadernos universitários com espirais, Renato exibia sua afiada conexão com o mundo do rock estrangeiro. O artista menciona bandas como Buzzcocks e Public Image Ltd.

Além disso, Renato usava a literatura como fonte de inspiração (Rimbaud, Auden, Bukowski), enquanto se apoiava na espiritualidade e na astrologia, com citações de mapa astral e holística.

A profissional responsável pelo manuseio dos itens e o processo de catalogação é a historiadora e museóloga, Renata Tsuchiya. De acordo com Renata, cerca de 90% do material já foi examinado e classificado.

Documentário e minissérie sobre Renato Russo estão em produção

Após os filmes, “Faroeste Caboclo” (2013) e “Eduardo e Mônica” (sem data de estreia por causa da pandemia), a produtora Bianca De Felippes, da Gávea Filmes, prepara um documentário e uma minissérie a partir do acervo do cantor e compositor.

“É um material fascinante, rico, que traduz muito da mente efervescente de Renato”, comenta a produtora da Gávea Filmes.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Post anterior

As Top 10 celebridades mundiais do Instagram

Próximo post
Marketing em 2030: prepare-se para o futuro

Marketing em 2030: prepare-se para o futuro

Posts Relacionados

Por favor, desabilitar Adblock para visualizar conteúdo do site.