Skip to main content

Em 2023, um dos maiores destaques da Transformação, sem dúvidas, foi a representatividade feminina, principalmente no esporte. Eu, Ana Beatriz, como repórter estagiária do Adnews, pude acompanhar muitos avanços  e particularmente fico muito feliz, já que tenho uma simpatia enorme pelo esporte e torço muito para as mulheres nesse universo.

Pudemos ver campanhas de incentivo ao futebol feminino, ações que apoiam as mulheres no surf, campanhas que defenderam a liberdade feminina, novas formas e mais adesão na transmissão de jogos e campeonatos, e muitos outros marcos. É quase impossível citar todas as incríveis ações em torno do esporte neste ano!

Além disso, as empresas, marcas e organizações estão cada vez mais engajadas nas causas ESG. Dessa forma ganhamos muitas ações legais e inéditas durante o ano. Vimos marcas focadas na despoluição, marcas que incentivam a solidariedade, e muito mais.

Confira alguns momentos marcantes:

Dream Tour 2023 busca equidade de gênero e a criação de novos ídolos no surf brasileiro

Em 2023, tivemos a oportunidade de entrevistar a Luana Cloper, head de Projetos do Dream Tour, campeonato organizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e promovido pela Dream Factory. A competição, tem seis etapas e percorre todo o litoral do Brasil, começando nas praias do Sul, passando pelo Nordeste e finalizando no Sudeste.

Na entrevista, abordamos a maior participação das mulheres no surf e como estão mudando isso. Luana nos revelou que priorizam a participação das mulheres cada vez mais evidente no Dream Tour. Inclusive, 70% da equipe é feminina.

Atleta Taina Hinckel / Foto: Pablo Jacinto

Também há uma premiação igualitária nas categorias masculina e feminina, olhar mais apurado aos detalhes, melhora nas condições para as atletas nos eventos, vestiários para os atletas e mais privacidade para as meninas, entre outras ações.


Cazé TV inova na transmissão completa da Copa do Mundo de Futebol Feminino

Já no futebol, começamos com a CazéTV, que transmitiu toda a competição, com muito apoio, audiência e ações que incentivaram o Mundial. Além disso, transmitiu alguns jogos dentro do aplicativo do iFood, um dos seus principais parceiros. O McDonald’s também participou da ação.

E seguindo na linha da inovação, o canal de Casimiro, estreou juntamente com a FIFA e Second Spectrum, um modelo de transmissão imersiva no Brasil durante a partida entre Austrália e Inglaterra. Inspirada no mundo dos games, a exibição do jogo contou com uma tecnologia que envolveu o posicionamento de mais de 18 câmeras no estádio.

 

Foto: Reprodução/ Internet


Copa do Mundo Feminina: marcas dão show de incentivo às atletas

Logo depois, a FIFA anunciou a venda de todos os pacotes de patrocínio, mostrando o reconhecimento do mercado pelas atletas e pelo esporte. O apoio das marcas e da própria FIFA foi impressionante! A edição contou com 30 marcas e 150% de crescimento no interesse.

Os principais pareceiros foram: adidas, Coca-Cola,  Wanda Group, Hyundai Motors, Kia, Visa,  AB InBev, Calm, Keter Group, Algorand, Booking.com, Globant, Mengniu Dairy,McDonald’s, Unilever, Claro, Inter Rapidisimo, EstrelaBet, Itaú, Guaraná Antarctica, entre muitas outras parcerias pontuais que desenvolveram lindas campanhas, confira algumas.


Copa do Mundo Feminina revela talentos e aumenta interesse pelo esporte

Apesar de não ter sido campeão, o Brasil fez ótimos jogos na Copa, foi uma verdadeira revelação de talentos. Ary Borges, que marcou três gols (hat-trick) logo no primeiro jogo, foi um dos primeiros destaques.

Com o sucesso de audiência nos estádios e nas transmissões de TV e streaming , as pessoas se interessaram cada vez mais pelas meninas do Brasil. O sucesso foi principalmente entre as mulheres.

Ana Vitória, Kathellen Sousa, Kerolin,Tamires Dias, Debinha, foram jogadoras que se destacaram, apesar de algumas já serem veteranas na Seleção.  A maioria delas tem o apoio de marcas como Nike, adidas, Rexona, PUMA, Gatorade, Visa , Coca-Cola, Cimed, Sensodyne e Betgol.

Seleção Brasileira além de Marta: 5 meninas de ouro já descobertas pelas marcas


Representatividade

Campanha da Renner convida as mulheres a pensar sobre a liberdade feminina e como ela é exercida

A campanha Dos 8 aos 80’, trouxe uma visão emocionante! O comercial mostra a evolução de uma mulher, da infãncia até a maturidade, e aproveita para destacar cada desafio e as formas de se libertar. A voz por trás do texto é da atriz Zezé Motta

Além do vídeo, a campanha conta com um squad de mulheres influentes nas redes sociais, mostrando que para cada uma e a cada circunstância, a liberdade pode ter muitos significados.

ESG

Comercial emocionante de Bravecto conquista troféu no London International Awards

O  lindo comercial Irmão Protetor’ de Bravecto, ganhou o troféu de bronze no London International Awards (LIA), um dos maiores e mais respeitados festivais de marketing e criatividade do mundo.

A marca conseguiu transmitir bem a mensagem de que um animal de estimação faz parte da família, e a importância dele na vida das pessoas. Na história, um garoto com autismo adota uma cachorrinha de rua, e para a proteção de todos, a família utiliza o produto de Bravecto. Porém, a mensagem não se trata apenas do produto, mas sim do cuidado entre pessoas, animais e até mesmo do meio ambiente.


Para chamar atenção à poluição, Heineken inaugura bar flutuante em SP

A Heineken protagonizou muitas ações ESG em 2023, mas um dos destaques foi o bar flutuante no Rio Pinheiros, em São Paulo (SP). A ideia era chamar a atenção da população para as condições do rio, que está poluído há muito tempo.

Todo o retorno da venda de bebidas e comidas no bar foi revertida para a Fundação SOS Mata Atlântica. Além de ajudar o meio ambiente, o bar era muito bonito e agradável. 

Agora, no final do projeto, SOS Mata Atlântica e Heineken abriram um edital para a seleção de projetos que colaborem com a melhoria da bacia hidrográfica do Rio Pinheiros. Os selecionados serão apoiados com valores entre R$50 mil e R$100 mil reais.

SOS Mata Atlântica e Heineken promovem edital para despoluição do Rio Pinheiros

Bar flutuante no Rio Pinheiros (Foto: Alê Virgilio)


‘Netos’ ajudam Boomers com app na Raia Drogasil

 A campanha ‘40 Mil Netos’, proporcionou o treinamento de 40 mil funcionários das redes de farmácias Raia e Drogasil, a maioria da Geração Z , para fornecer assistência aos clientes de mais idade na loja, e principalmente a se adaptar ao digital. Isso permitiu que os Boomers pudessem fazer compras sem depender dos membros mais jovens da família. Aliás, o que mais vemos, são os avós pedindo ajuda para os netos ou filhos ao utilizar as tecnologias.

E parece que a ação funcionou! Raia e a Drogasil tiveram 29% de aumento nas vendas para novos compradores online e mais de um milhão de downloads do aplicativo a cada mês, sendo que 65% dos downloads foram feitos na loja com o auxílio dos funcionários.

Que 2024 venha com muita Transformação e prosperidade, afinal transformar é uma das coisas que nos move e que  representa um mundo melhor.

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens