Skip to main content

Ultrapassando os limites das quadras de clubes esportivos, o basquete ganhou protagonismo entre as ruas nas periferias de todo Brasil, se tornando um grande território de coletividade cultural, mesclando também elementos do hip hop. Potência em termos de transformações socioculturais, o esporte que ganhou as quadras de rua mostra todas as suas nuances no novo lançamento do videoclipe “A Quadra Conecta”, faixa criada e interpretada por MV Bill em parceria com a Rider, e que estreita a conexão entre o Basquete da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro e a música, trazendo entre os destaques do elenco protagonistas importantes para contar essa história, como Marcelão, fundador e professor do projeto Basquete CDD.

A produção transporta o público para as quadras do Basquete de Rua, reiterando sua relevância e papel na vida de tantos jovens. O lançamento do clipe coroa a collab entre as marcas Rider e NBA e traz no elenco — além de MV Bill e Marcelão — a participação de Nega Gizza, rapper e fundadora da CUFA (Central Única das Favelas),o pianista Jonathan Ferr, os rappers Rod 3030 (integrante do grupo 3030), Kmila CDD e Bragadok, os DJs Erik Skratch, e o artista de grafite Criz Silva.

Partindo da perspectiva que já está no título da música, “A Quadra Conecta” reforça em sua produção audiovisual toda a representação do esporte para sua comunidade. Ao som de uma batida contagiante e potente, descrita por MV Bill como “uma música mais ensolarada, falando de motivação, união, a importância do coletivo”, o rapper versa sobre toda a cultura que envolve as quadras de rua para “recriar futuros, juntos” — mensagem que sintetiza a essência do esporte e da Rider.

Conectando a música ao esporte, Marcelo Silva, também conhecido como Marcelão, compartilha um pouco de sua experiência ao longo do videoclipe. Morador da Cidade de Deus, ele carrega histórias de quando foi professor de basquete de MV Bill, e acompanha e contribui para o desenvolvimento do esporte em sua comunidade. “Foi através dos projetos sociais da minha comunidade que fui indicado para jogar em clubes oficiais. Estou retribuindo à comunidade o que ela me ofereceu. Montei um programa social, o Basquete CDD, e por meio desse projeto vamos trabalhando crianças com os pilares de cultura, lazer e amizade”, afirma Marcelo.

Além do grande nome que dá voz à música, o elenco, escolhido por MV Bill, conta com nomes de personalidades que fazem parte de sua trajetória de diferentes formas, entre elas Nega Gizza, que relembra que foi por meio do rap que ela pôde enxergar sua realidade e idealizar um futuro que englobasse toda a comunidade.

“O rap abriu meu caminho para entender o que estava acontecendo na minha favela, na realidade do Rio de Janeiro, Brasil – eu enquanto mulher preta, favelada, jovem. E tudo que eu sonhava em fazer pro meu futuro e pro lugar em que eu vivia” pontua Nega Gizza.

Das quadras para o streetwear

A nova collab entre Rider e NBA estreita o paralelo entre a moda e o esporte, especialmente o basquete, como parte das comemorações de 75 anos da associação estadunidense e traz referências de cultura e imagem para um público que acompanha a cena do street style. Dividida em dois momentos de lançamento, a coleção incorpora em seu primeiro drop o universo da liga norte-americana em detalhes que dão um tom comemorativo aos clássicos designs da Rider.

Já para seu segundo drop, a Rider prepara modelos que homenageiam a paleta da liga de basquete, que é complementada por uma explosão de cores, trazendo um balanço entre o clássico e a arte street. Essa combinação visual reflete as identidades dos brasões do Los Angeles Lakers, Chicago Bulls, Milwaukee Bucks, Brooklyn Nets, Golden State Warriors, Boston Celtics e San Antonio Spurs e Miami Heat — e, além das ilustrações, apresenta o ano de entrada de cada time na liga nos modelos NX NBA Slide, NX Plus NBA e também para o R1 NBA.

Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!