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“As pessoas prestam mais atenção no streaming porque escolheram consumir aquele conteúdo. É diferente de você ligar a televisão quando chega em casa, por exemplo, só para ter um ruído de fundo no ambiente. Pode observar nos seus próprios hábitos de consumo”. Ao escutar o raciocínio do diretor sênior de Vendas e Operações LATAM da Samsung Ads, Essio Floridi, notei que realmente faz sentido. Com a evolução e popularização dos streamings, a sociedade está cada vez mais seletiva a respeito dos conteúdos que consome. E as marcas, por sua vez, têm precisado se esforçar para encontrar seu público-alvo “tão turista”, como brinca Floridi.

Foi nesse contexto que a Samsung Electronics percebeu uma lacuna de mercado e criou a Samsung Ads, braço da empresa com foco na monetização de espaços publicitários em Smart TVs Samsung. O serviço foi lançado em 2015 nos Estados Unidos, com atuação ampliada no Canadá, Europa, Índia, Austrália e Ásia logo em seguida. A chegada na América Latina, especificamente no Brasil e no México, aconteceu em 2020.

Com a proposta de conquistar a atenção genuína do público, os espaços de publicidade oferecidos pela empresa estão inseridos orgânica e estrategicamente nas TVs nativas (aparelhos em si) e no Samsung TV Plus, streaming gratuito oficial da marca, que conta atualmente com mais de 60 canais.

“As TVs conectadas trazem o melhor dos dois mundos. Além de oferecer publicidade em uma tela maior e com mais probabilidade de reter a atenção da audiência, as marcas podem usufruir do nosso banco de dados para construir estratégias efetivas. Já temos, inclusive, pesquisas que mostram aumento na atenção à publicidade veiculada nas CTVs, em relação às TVs tradicionais”, comenta o diretor.

Samsung Ads revoluciona o consumo da publicidade no Brasil

Líder de mercado, a Samsung Electronics possui 15 milhões de televisores com habilitação para receber os anúncios e cerca de 60 milhões de pessoas impactadas, considerando lares com quatro moradores, em média.

Mas, o diferencial que torna Samsung Ads a parceira ideal para profissionais de mídia e anunciantes é a capacidade de segmentar campanhas. Por meio de uma inteligência embedada nas Smart TVs Samsung, chamada de Automatic Content Recognition (ACR), que é capaz de reconhecer automaticamente os conteúdos assistidos nas TVs da marca, enquanto estão em uso, e reunir as informações em um grande banco de dados, a empresa gera insights valiosos para os anunciantes sobre o comportamento do público e como alcançá-lo. Com isso, é possível fazer segmentações e recomendações de audiência aos anunciantes, usando desde dados como tipos de programas assistidos até tempo de interação com o conteúdo e horário de maior conexão. A marca também consegue entender quais os devices conectados ao televisor Samsung e informações do aparelho (tipo, ano, tamanho da tela). Tudo isso respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Essa era uma possibilidade que só existia nas mídias digitais até pouco tempo atrás, e agora podemos usar esses recursos na TV também. A grande meta da Samsung Ads é digitalizar as TVs, mostrando às marcas o nosso imenso potencial de conversão”, ressalta.

E a mensagem parece clara: apenas no Brasil, a Samsung Ads já conta com mais de 120 clientes e conduziu 530 campanhas desde maio de 2020, quando iniciou sua atuação no país. A proximidade com as agências de publicidade vem acontecendo à medida que elas sentem a necessidade de oferecer um mix de canais mais amplo, alcance incremental e granularidade estratégica e eficiente com o público aos seus clientes. A CTV se transformou em um hub de conexão e de entretenimento, sendo o segundo dispositivo mais utilizado para consumir vídeo na América Latina, de acordo com o EMarketer.

“Para mim, a palavra-chave do nosso trabalho é relevância. A Samsung não acredita que a publicidade deva ser invasiva, por isso apostamos em formatos discretos. Na verdade, acreditamos que a publicidade deva ser um serviço, e isso é bom para todos. É bom para o consumidor, que recebe conteúdos que de fato lhe interessam; para a nossa empresa, que é capaz de entregar resultados efetivos; e para as marcas, que poderão fazer mais com o mesmo investimento”, completa Floridi.

Samsung Ads revoluciona o consumo da publicidade no Brasil
Samsung Ads reúne o melhor da televisão e do digital. (Foto: Divulgação/Samsung Ads)

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