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O multi-bilionário também chamou as fábricas de Berlim e Austin, no Texas, de “gigantescas fornalhas de dinheiro”. Os bloqueios do Covid-19 na China este ano, inclusive em Xangai, onde a Tesla tem uma enorme fábrica, tornaram cada vez mais difícil para os fabricantes operarem. Nas últimas semanas, Musk vem alertando sobre cortes de empregos na empresa.

“As fábricas de Berlim e Austin são gigantescas fornalhas de dinheiro agora. É realmente como um rugido gigante, que é o som de dinheiro pegando fogo”, disse Musk, que é o executivo-chefe da fabricante de veículos elétricos.

As fábricas estão “perdendo bilhões de dólares agora. Há uma tonelada de despesas e quase nenhuma produção”, acrescentou ele em entrevista aos proprietários de Tesla do Vale do Silício, um clube reconhecido pela empresa.

Musk disse que as chamadas gigafábricas vêm lutando para aumentar a produção desde que foram inauguradas no início deste ano. O site da Tesla em Austin atualmente produz um número “pequeno” de carros, em parte porque alguns componentes de suas baterias estavam “presos” em um porto chinês “sem ninguém para movê-los”, disse ele.

“Isso tudo vai ser consertado muito rápido, mas requer muita atenção”, acrescentou Musk. A entrevista foi gravada no final do mês passado, mas essa parte da conversa só foi postada na quarta-feira. As autoridades da China bloquearam várias de suas cidades no início deste ano em resposta a um aumento nas infecções por Covid-19.

Restrições duras foram impostas ao movimento de pessoas e materiais, inclusive no centro financeiro, de fabricação e transporte de Xangai. Musk disse que o fechamento de Xangai foi “muito, muito difícil” para a Tesla, que supostamente interrompeu a maior parte de sua produção em sua “gigafábrica” ​​na cidade por semanas. O local será fechado novamente por duas semanas no próximo mês para obras de modernização, de acordo com a agência de notícias Reuters, que citou um memorando interno.

Isso visa aumentar a produção do local, aproximando-o da meta da empresa de produzir 22.000 carros por semana, segundo o relatório. Na semana passada, a empresa elevou o preço de toda a sua linha de carros nos EUA em quase 5%, com o aumento do custo das matérias-primas, incluindo alumínio e lítio.

Nesta semana, Musk disse que a Tesla planejava demitir 3,5% de sua força de trabalho global depois de dizer anteriormente que tinha um “sentimento super ruim” sobre a economia. Enquanto isso, a montadora alemã BMW disse na quinta-feira que iniciou formalmente a produção em sua nova instalação de US$ 2,2 bilhões (£ 1,8 bilhão) na cidade de Shenyang, no nordeste da China. A BMW disse que a fábrica, que é a terceira na China, aumentará sua produção anual no país de 700.000 para 830.000.

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