Skip to main content

2019 foi o ano em que a TikTok explodiu no radar dos profissionais de marketing em todo o mundo. Lançado na China em setembro de 2016 com o nome Douyin e logo se tornou febre no país asiático, sendo até hoje uma das redes sociais mais populares e um dos apps mais baixados pelo público local.

Um grande atrativo para usar o TikTok é o aspecto criativo do aplicativo, que essencialmente permite que qualquer pessoa se torne um criador.

A expansão para o resto do mundo começou em 2017 com o lançamento do TikTok. Em novembro de 2017, a ByteDance (startup criadora do TikTok) comprou o app Musical.ly, que tinha recursos muito parecidos e crescia em popularidade entre jovens dos Estados Unidos. Tirando a competição e unificando os dois apps, o TikTok passou a crescer de forma exacerbada, superando Instagram em número de downloads. A plataforma já atingiu recentemente um bilhão de downloads e possui mais de 500 milhões de usuários ativos mensais. Agora, o TikTok mira o Brasil, em 2019 o app foi o segundo mais baixado no mundo, e com bastante feedbacks por aqui, e em toda América Latina. O app já tem representação local e busca parceria com produtores de conteúdo digital para oferecer vídeos exclusivos para os brasileiros.

Muitas empresas que já fazem sucesso com sua marca pretendem acrescentar ainda mais com a chegada do TikTok. As empresas acreditam que seja um bom caminho para se conectar com um público mais jovem. Por exemplo, a participação da Red Bull, com videos curtos de seus atletas radicais, recebe muitos acessos com facilidade. Algumas outras empresas empolgadas começaram a aparecer no app, como a Nike, Guaraná Antarctica, e Amaro. O community manager do TikTok, Rodrigo Barbosa nos explica que as marcas mais bem-sucedidas são aquelas que abraçam a criatividade e a autenticidade da comunidade TikTok. “O conteúdo no TikTok é único.” conclui ele.

Mas é claro que essa ascensão do aplicativo preocupa outras gigantes, como o Facebook, que inseriu um novo modo do Stories no Instagram, os Reels (ou Cenas, em português). As redes vêm se renovando para não ficarem em baixa, o Youtube, por exemplo, continua preocupado em perder seus seguidores, e seus digital influencers, por conta da nova plataforma.

Hoje, a “Geração Z” é a mais experiente, e conectada, por isso ,enquanto muitos não tenham o poder de consumo por ora, amanhã tornam-se os futuros consumidores, afirma o CEO da SocialBakers, Yuval Ben-Itzhak. E o aconselhável é que as marcas planejem seu futuro, e não se deixem levar por todas as plataformas.

“De um jeito ou de outro, se você é uma marca pronta para se livrar da formalidade e se divertir com seus seguidores, o TikTok definitivamente deve estar no seu plano de marketing para 2020”, afirma Yuval Ben-Itzhak, CEO da Socialbakers.

@redbullI mean, that’s one way to beat traffic ? w/ Ryan Decenzo #givesyouwings♬ Inside Their Head – TT remix

Segundo dados da App Annie, cerca de 66% dos usuários do TikTok têm menos de 30 anos. Porém, muitas marcas já investem no amanhã, a BMW começou a  usar o TikTok para uma campanha de influenciadores para promover o 1Series, uma gama de carros executivos subcompactos. Os grandes influenciadores abriram com seus próprios vídeos curtos, típico do TikTok com inspiração na nova BMW Série 1.

 

 

A maior audiência fica na faixa etária dos jovens que vão de 10 a 19 anos. Os conteúdos da nova plataforma são altamente visuais, modernos e divertidos. Marcas como a MAC Cosmetics, alcançam marcas de 2,3 bilhões de visualizações, em desafios dinâmicos para seus seguidores e usuários do aplicativo. O desafio #YouOwnIt foi introduzida com um video produzido pela MAC, e depois foi gerando conteúdo.

@glitterandlazersI changed my hair ? Show me how you change it up using #youownit#MACBackstage #ad maccosmetics♬ 128bpm – CG

 

Atualmente muitos influenciadores tem feito sucesso apenas no TikTok, as cinco pessoas mais seguidas no TikTok são:

5 – Charli D’Amelio 

Com participação em um intervalo de Super Bowl. Com certeza, Charlie é a estrela mais famosa do aplicativo.

@charlidamelioi got to dance with my idol jlo and do the #jlosuperbowlchallenge #touchdowncelebration for #superbowlliv !! thank you so much nfl♬ original sound – charlidamelio


4 – Kristen Hancher

Kristen ficou muito famosa por suas mudanças no cabelo, e seus videos de sincronização labial.

@kristenhancherOuuu a transition video?♬ Funeral – Miguel


3 – Riyaz Afreen

Afreen aos seus 16 anos, tornou-se um ator viral indiano, e bateu 27 milhões de seguidores.

@riyaz.14Send this to your ex ? #riyaz #duetwithriyaz #loveyouall♬ yuv_sandhu_786 – !!.¥UvU.!!


2 – Baby Ariel

Também conhecida como Ariel Martin, aos 19 anos, foi a primeira pessoa a atingir 20 milhões de seguidores no TikTok.

@babyarielfirst try i think we killed it arii♬ 223’s (feat. 9lokknine) – YNW Melly


1 – Loren Gray 

Loren é a pessoa mais seguida no TikTok, apenas com 17 anos. Já produziu uma série no Snapchat e recebei diversas indicacoes a premios, como no Teen Choice Awards.

@lorengrayi’d be lying if I said this was easy to learn and tbh I can’t move my eyes up and down that quick so this is my best attempt♬ Pitbull Terrier – Die Antwoord

Nos Estados Unidos e Europa, muitas pessoas comuns ganham fama somente por ser TikToker, muito diferente do cenário no Brasil, onde muitos dos criadores de conteúdo, como Youtubers, se conectam ao TikTok e automaticamente viram influencers da plataforma, por conta de seus seguidores em outras redes. Mas Rodrigo Barbosa, afirma que o TikTok está comprometido com criadores de todo o mundo, e que ainda fornece o melhor suporte da comunidade para acriatividade e descobertas de seus usuários. Os responsáveis também se preocupam com desempenho e qualidade do conteúdo, oportunidades de promoção e crescimento, workshops, dicas para elevar o conteúdo a um outro patamar e como se tornar líder nas principais categorias de conteúdos.

 

Leave a Reply