Skip to main content
O Twitter anuncia nesta terça-feira (10) a lista de marcas e campanhas que se destacaram em boas práticas de utilização da plataforma e conseguiram transmitir sua mensagem à audiência de maneira criativa ao longo do ano. No Brasil, as marcas incluídas no levantamento de 2019 foram Natura, Skol , Renault, Google, Turma da Mônica, Apple, Brahma, Descomplica, McDonald’s, Globoplay  e Netflix .

O levantamento interno do Twitter analisou campanhas em 11 categorias que consideram elementos como autenticidade, inovação, estímulo de conversas na plataforma, uso de influenciadores e criadores, posicionamento, propósito, conexão cultural, utilização de vídeo, geração de expectativa e conteúdo exclusivo para o Twitter. Para cada categoria, o Twitter elencou uma marca que soube aproveitar bem as características da plataforma para trazer conteúdos de qualidade e se conectar com os consumidores.

“Em 2019, o Twitter anunciou o seu novo posicionamento global de marketing B2B, #ComecePelasPessoas, concebido com base nos diferenciais de sua audiência, que é mais receptiva e influente. O exemplos que destacamos neste levantamento são de marcas que entenderam muito bem este conceito, colocando as pessoas, suas emoções e as conversas que acontecem na plataforma como ponto central de suas campanhas”, afirma Daniela Bogoricin, diretora do Twitter Next Brasil.

Confira as marcas de destaque no Twitter no Brasil em 2019 divididas por pilares:

Lançamento com propósito

Marca que se posicionou e se conectou à cultura de maneira genuína e autêntica ao lançar algo novo

Natura (@naturabroficial) – “Nat Natura”

Com o desafio de rejuvenescer a marca e engajar com um público mais jovem, a Natura escolheu o Twitter como principal plataforma para a construção desse relacionamento. A marca criou a persona ‘Nat Natura’, que substituiu a Natura Institucional no Twitter, e adotou uma nova maneira mais humanizada de se comunicar. Nat é jovem, negra e abraça conversas em torno do ativismo social, ambiental e cultural. Essa nova persona abrange todos os valores de marca e missão da Natura, gerando conexão com movimentos sociais que acontecem na plataforma. A Natura encontrou uma forma inovadora de se conectar com grandes momentos no Twitter, com uma voz com a qual as pessoas podem se identificar.

Conexão cultural

Marca que conseguiu se conectar a grandes eventos culturais e gerar conversas ricas durante um lançamento

Skol (@Skol)

Skol definiu sua persona como o “funcionário coringa”, aquele que frequenta o happy hour e está sempre brincando com alguns dos principais assuntos do dia. Isso permitiu à marca se conectar de maneira significativa e irreverente à cultura e às conversas das pessoas. Com o apoio da agências GUT e Draftline, Skol apresentou consistência de personalidade e criatividade em conteúdo e posicionamento de produtos de maneira orgânica e natural em diversos momentos ao longo do ano.

Teaser de pré-lançamento

Marca que soube gerar grande expectativa nas pessoas antes de fazer um lançamento

Renault (@RenaultBrasil) – #KwidOutsider

Em 2019, a Renault lançou o novo modelo do SUV dos compactos, o Kwid Outsider, resgatando um clássico dos anos 80 e 90: “A Caverna do Dragão”. Presos há décadas num reino sombrio e cheio de perigos, os personagens do desenho finalmente escaparam graças à agilidade e robustez do Kwid. Com forte apelo emocional, a marca explorou o fator “nostalgia” junto ao target, com criatividade e uma grandiosa produção cinematográfica em live action. Parte do sucesso se deve à uma estratégia de lançamento inspirada na estreia dos blockbusters. Em parceria com o Omelete, a campanha contou com teasers, trailers, pôsteres e reportagens temáticas. A campanha é assinada pela agência DPZ&T (@agenciadpzt ).

Melhor lançamento de produto

Marca que soube usar o Twitter para alavancar o lançamento de um novo produto

Google (@googlebrasil) – #JogaNoGoogle

Para promover a função ‘placar’, que traz estatísticas e resultados de partidas de futebol para o seu mecanismo de buscas em tempo real, Google decidiu conversar com os torcedores pelo Twitter durante os jogos de seus times. Para isso, a empresa contou com celebridades do esporte, que estrelaram peças publicadas por perfis de grandes clubes, e criadores do Twitter, que divulgaram a hashtag #JogaNoGoogle com naturalidade e bom humor. Na ação realizada em parceria com as agências W3Haus, AKQA e Wunderman, a marca combinou criatividade, variedade de conteúdo (com mais de 100 vídeos para dias de jogos) e uma ótima leitura sobre o comportamento dos usuários da plataforma durante eventos ao vivo.

Lançamento de marca

Marca que “chegou chegando” no Twitter

Turma da Mônica (@TurmadaMonica)

Para contar as novidades da Mauricio de Sousa Produções, se aproximar e interagir com os fãs, o perfil oficial da marca realizou um forte reposicionamento para se tornar altamente conectado à cultura e aos momentos em tempo real no Twitter. Com esse comportamento, o @TurmadaMonica se tornou um dos perfis mais relevantes para ser seguido na plataforma, juntando-se a diferentes tipos de conversa – sempre com um ponto de vista único e autêntico.

Melhores práticas de vídeo

Marca que conseguiu ser eficiente em transmitir sua mensagem respeitando o comportamento de consumo de vídeo em plataformas mobile

Apple (@Apple)

Ao longo do ano, a Apple diversificou o uso de vídeo no Twitter, apostando em diferentes formatos adequados para cada fase de suas campanhas. Com vídeos curtos, assertivos e que trazem a identidade de marca, Apple conseguiu contar uma história mesmo sem som, com um conteúdo totalmente voltado a uma plataforma mobile como o Twitter. Um dos exemplos é a campanha “Complete Os Círculos”, feita para o lançamento do Apple Watch. A marca utilizou vídeos de até seis segundos, com muitos elementos visuais, e conseguiu transmitir suas principais mensagens e engajar a audiência sem o áudio. As ações são assinadas pela agência Media Arts Lab.

Voz de marca

Marca que, de maneira estratégica e constante, foi capaz de elevar sua voz em conversas no Twitter com autenticidade e bom humor

Brahma (@BrahmaCerveja)

Em 2019, Brahma decidiu assumir a identidade de uma persona que gosta de duas das coisas mais populares no Brasil: futebol e sertanejo. Em vez de criar uma linha de comunicação muito sofisticada, a marca optou por uma linha popular, que permitiu a adoção de um diálogo sincero e divertido com seus consumidores. Entre as ações realizadas, Brahma atendeu a um pedido de um torcedor, que solicitou um patrocínio da marca para poder pagar caixas de cerveja aos amigos torcedores de times rivais, depois de perder apostas. Essa identidade permitiu à marca se conectar naturalmente com pessoas que falam sobre cerveja. As ações foram realizadas pelas agências Africa e Draftline.

Uso de transmissão ao vivo

Marca que proporcionou experiência ao vivo de forma inovadora

Descomplica (@descomplica) – #RelashowEnem

Nos sábados que antecederam os dois domingos de provas do ENEM, a plataforma de educação digital Descomplica transmitiu ao vivo dois programas de 12 horas chamados #RelashowEnem. Criado com o objetivo de revisar o conteúdo das matérias esperadas para o exame, o programa apresentava sessões de meditação, ioga, dicas de nutrição e performances divertidas dos professores. Descomplica trouxe conteúdo ao vivo de qualidade para a plataforma e conseguiu gerar conversas e engajar com o público dentro de um dos assuntos que mais provocou conversas no Twitter no Brasil no período.

Melhor uso de criadores

Marca que utilizou criadores e influenciadores em campanhas para levar sua mensagem de forma diferente e interessante

McDonald’s Brasil (@McDonalds_BR) – #FomeDeMc

McDonald’s criou e lançou a campanha #FomeDeMc com base em uma conversa que já era forte entre os brasileiros, principalmente no Twitter. A partir do insight de que as pessoas na plataforma manifestavam naturalmente sua vontade específica de comer no Mc, a equipe de ArtHouse reuniu um time de criadores para impulsionar a conversa e contar como eles se sentem quando estão com #FomeDeMc . Com olhares diversos, os criadores utilizaram memes, ilustrações, quadrinhos e até maquiagem para contar o que é a tal #FomeDeMc, contextualizando com alguma coisa que estava acontecendo no momento. Neste lançamento de campanha, em parceria com a DPZ&T, McD não só entrou, mas iniciou uma conversa por meio de uma linguagem divertida, se conectando com o target jovem de maneira poderosa.

Impacto cultural

Marca que trouxe a magia do Twitter para a vida real, convergindo o digital e o experimental para lançar algo novo

Globoplay (@globoplay) – Eu, a Vó e a Boi

Em uma sequência de Tweets, @EduardoHanzo contou a história do conflito entre sua avó e a vizinha dela, apelidada de Boi. A thread viralizou, chegou até Gloria Perez e inspirou uma série original do Globoplay (@globoplay). A produção, desenvolvida pelos Estúdios Globo, foi criada e escrita por Miguel Falabella, com Flávio Marinho e Ana Quintana, com direção artística de Paulo Silvestrini e direção de Mariana Richard. Ao extrapolar o Twitter, a história relatada nos Tweets de Eduardo Hanzo se transformou na série “Eu, a Vó e a Boi”, que estreou no serviço de streaming da Globo em 29 de novembro deste ano.

Engajamento com fãs

Marca que conseguiu recompensar consistentemente seus fãs mais dedicados com conteúdo exclusivo para gerar conversas e entusiasmo no Twitter

Netflix (@NetflixBrasil) – “Stranger Antenna”

Em julho deste ano, no pré-lançamento da terceira temporada da série Stranger Things, a Netflix lançou o “Stranger Antenna”, um aplicativo que simula uma típica TV dos anos 1980, época em que a série se passa. Para que a ‘televisão’ funcionasse, o usuário precisava aproximar uma palha de aço à câmera do celular, como se fosse uma antena. Após fazer isso, o app exibe um programa apresentado por Carlos Moreno, ex-protagonista dos comerciais da Bombril, com cenas exclusivas da terceira temporada da série. Criada pela Netflix com a AKQA (@AKQA ), a ação gerou grande repercussão no Twitter. Em novembro, a marca também trouxe aos fãs vídeos de erros de gravação, relembrando os melhores momentos da trama. Netflix entendeu a importância que séries e filmes têm na vida das pessoas e conseguiu estabelecer uma conexão emocional com seu público, não apenas em momentos de lançamento, mas de uma maneira constante.

Leave a Reply