Se você acompanha as redes sociais, já deve ter se deparado com o perfil da Vivi Guedes, a personagem influenciadora digital da atual novela das 21h, A Dona do Pedaço.  Vivi Guedes, vivida por Paolla Oliveira, é uma blogueira de moda e lifestyle como todas as outras, com uma única diferença: ela não existe de verdade. Mesmo assim, seu perfil já acumula 1,3 milhões de seguidores e tem uma porcentagem de engajamento de 14,1%, o que é bem alto para uma influenciadora com mais de 1 milhão de pessoas em sua fan base. 

 

Além dos altos números, Vivi também faz publi posts como uma influenciadora real. Grandes marcas, como a Fiat, Coca-Cola e IFood, apostam no perfil da personagem e vêem resultados.  “A parte mais curiosa, talvez, seja o engajamento totalmente ligado ao conteúdo da novela por parte dos espectadores. Cerca de 95% dos comentários fazem referência ao contexto em que Vivi Guedes vive, incluindo seus relacionamentos e tramas fictícias” comenta Danilo Strano, diretor de planejamento da tubeLab

A análise feita pelo Danilo, aponta que em comparação com o perfil de Paolla Oliveira, que continua ativo simultaneamente com o de Vivi Guedes, podemos verificar uma grande diferença com relação ao conteúdo. Enquanto Vivi ainda não alcançou os 1,5 milhões, Paolla já acumula quase 20 milhões de seguidores, resultado de anos de protagonismo na Rede Globo, mas tem bem menos engajamento, cerca de 3%.  “Como Paolla é atriz e não se intitula influenciadora, seu perfil coleciona um número muito menor de publi posts, deixando esse tipo de conteúdo para sua gêmea digital” , comenta Danilo Strano.

Falando de influenciadores na vida real, a blogueira Lilian Melchert é a que mais se aproxima do tipo de conteúdo e tamanho de perfil da Vivi Guedes. Com 1,1 milhões de seguidores, Lilian alcança pouco mais do que a Vivi no engajamento, 14,2%. “É interessante entender como um perfil de uma personagem, levemente caricata, como a Vivi Guedes se iguala em tamanho, alcance e engajamento com um perfil de uma pessoa real, que vive uma vida “real” no Instagram. Temos uma extensão da novela no Instagram, fazendo com que o perfil da Vivi Guedes seja quase um pay-per-view, onde o público acompanha a vida da personagem mesmo quando os episódios não estão sendo transmitidos”, afirma Danilo Strano.  Isso gera mais engajamento, expectativa por parte do público e relevância para a novela e emissora, já que o assunto está sempre sendo comentado no meio digital. 

 Agora vale acompanhar os próximos passos da Vivi Guedes quando a novela tiver seu fim, possivelmente no fim deste ano. O perfil vai continuar ativo? Como isso afetará a estreia da nova novela das 21h “Amor de Mãe”? Quando Paolla Oliveira voltará a ser só Paolla? 

No ano que vem poderemos determinar, com certeza, se Vivi Guedes será um case de sucesso ou só mais um trending topic passageiro.

 

Vivi Guedes IG: 1,3mi

Média de Likes: 97,7k

Média Engajamento: 14,1%

 

Paolla Oliveira  IG: 19,7mi

Média de Likes: 407k

Média de Engajamento: 3%

 

 Lilian Melchert IG: 1,1mi

Média de Likes: 163,9k

Média de Engajamento: 14,2%

Deixe seu Comentário

Leia Também

AdInsights

+ Ver mais

A Gillette sabe o que faz. Já Neymar…

por Adinsight por Leonardo Araújo

Especial TV Aberta

+ Ver mais

Como a TV conversa com o Youtube?

por Gabriel Grunewald