Skip to main content

Não haveria música sem a influência da cultura preta. No entanto, essa contribuição está longe de receber o reconhecimento adequado. Com a missão de impulsionar o crescimento da indústria e apoiar todas as manifestações culturais, Spotify lança ” Abra Seus Ouvidos” e convida o público a escutar o que as vozes pretas têm a dizer.

Com participação de LudmillaDjongaMC Dricka e L7NNON, a iniciativa apresenta relatos que ilustram a extensão desse preconceito na construção da indústria cultural. A partir das experiências pessoais dos convidados, a campanha questiona: “Você me ouve. Mas você me escuta?”. Essa indagação é o fio condutor do filme oficial da campanha, que conta com a voz da cantora Ludmilla, declamando um poema da Kimani, a poeta de slam do Grajaú.

“Escutar a voz dos pretos muda a realidade objetiva. A primeira coisa que muda é no bolso de quem está sendo escutado. E subjetivamente, muda para quem está ouvindo. Se essa pessoa é preta, ela vai se identificar e falar que existe alguém igual. E se essa pessoa não for preta, talvez ela passe a compreender um pouco as questões que devem ser compreendidas para o mundo ficar um pouquinho diferente”, diz Djonga em um dos vídeos da campanha.

Como parte da campanha, o Spotify também lança a enhanced playlist ” Abra Seus Ouvidos” – que contará com vídeos e áudios exclusivos dos artistas que participam da campanha, compartilhando suas próprias perspectivas e experiências em como é ser um artista negro, além de revelar quais são os outros artistas que influenciam a arte e a obra produzida por eles até hoje.

Leave a Reply