Skip to main content

O Spotify Marquee chega ao Brasil, primeiro mercado na América Latina a lançar a ferramenta inédita de gerenciamento de campanhas para artistas e gravadoras nesta quinta feira, 14 de julho.

Como exemplo do sucesso dessa ferramenta, Justin Bieber e sua equipe da Def Jam Recordings fizeram uso frequente da ferramenta Marquee quando o álbum Changes foi lançado, após cinco anos sem lançamentos. Sua equipe usou Marquee para engajar os fãs e maximizar o momento do lançamento com uma média de 15 streams por ouvinte. A equipe de Bieber usou a ferramenta novamente para o lançamento de seu single Anyone em 2021. O uso de Marquee contribuiu para que 24% dos ouvintes salvassem em suas bibliotecas ou adicionassem a uma playlist pessoal, preparando os fãs para o lançamento de seu sexto álbum de estúdio, Justice (2021), com Marquee.

Outro dado relevante é que ouvintes impactados pela inserção Marquee são duas vezes mais propensos a salvar a música ou adicioná-la às suas playlists pessoais, o que reflete em maior engajamento, ou seja, ainda mais streamings, para o artista. Segundo nosso estudo global Fan Study, de maio deste ano:

  • Músicas salvas são escutadas 3x mais. Dados coletados entre julho/18 e março/20, mostraram que 6 meses após salvar uma faixa, um usuário escuta determinadas músicas 3 vezes mais do que antes.
  • Quando um ouvinte adiciona a música de um artista a uma playlist pessoal, os streamings do artista aumentam em 41% e a frequência de visitas ao perfil sobe 12%. 

“Os artistas utilizam o Marquee para transformar seus ouvintes em fãs mais dedicados. No começo, o Marquee alcança as pessoas que seguiram ou já tenham mostrado interesse nesse artista, mas possuem o potencial de realmente escutar mais. […] Marquee não é apenas sobre o lançamento de uma nova música. Não é apenas sobre se tornar um fã do lançamento recente, é sobre se tornar um fã do artista em si, podendo assim, cada vez mais, transformar os ouvintes em verdadeiros (e grandes) fãs.” – Diz Josephine Ruiz Healy, Senior Product Marketing Manager de Native Ads no Spotify

Regina Escamilla, Senior Creator Product Marketing Manager – International no Spotify, afirma que o Brasil possui um mercado de alto crescimento no ramo musical, e, tendo isso em vista, após alguns estudos serem realizados, estes concluíram que São Paulo é a cidade líder de streams totais de novos conteúdos globalmente. Isso indica o quão fantástico isso é para a nova ferramenta, o Spotify Marquee, considerando que a indústria musical cresce cada vez mais e o time está super confiante na base de fãs brasileiros.

Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!