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A pandemia causada pela covid-19 prejudicou a economia mundial e muitas empresas. Mas se para alguns setores exigiu a necessidade de se reinventar, para outros trouxe novas oportunidades de crescimento. Um dos principais setores que viu essa oportunidade foi o varejo, que precisou se adaptar aos canais digitais para ganhar mais força e espaço durante a pandemia. Para ajudar a suprir essa necessidade de se atualizar aos novos tempos e acompanhar a transformação digital no setor de varejo, a startup Localoo (Partoo na França) desenvolveu uma plataforma SaaS que permite aos varejistas – grandes marcas e pequenos comerciantes – maximizar sua visibilidade on-line através de soluções de marketing local.

A startup veio com o objetivo de criar uma plataforma única que permitisse às empresas administrarem suas informações com mais facilidade. “Em 2019, a Webedia, grupo francês de mídia digital, investiu na Localoo/Partoo, o que acelerou o desenvolvimento da startup. A Webedia já está presente no Brasil desde 2014, sendo o mercado brasileiro a maior audiência da companhia, seguindo a estratégia de expansão da Localoo, abrimos escritório no início de 2020 no Brasil”, conta Thibault Levi-Martin, CEO da startup.

Manter as informações e as respostas das avaliações atualizadas dos pontos de vendas em diversas plataformas é um verdadeiro desafio para as empresas. “Se tivermos como exemplo uma empresa com uma rede de lojas com 100 pontos de venda, onde cada loja precisa estar presente em 5 plataformas digitais diferentes, como Google Meu Negócio, Facebook, entre outras, isso já dá uma conta de 500 acessos diferentes para manter tudo em dia. Para acompanhar, seria preciso um time completo de pessoas para tomar conta disso diariamente. Nós solucionamos com apenas uma plataforma com acesso às soluções que facilitam essa interação”, esclarece o criador da startup. 

Segundo ele, “todas as soluções juntas possuem também como objetivo melhorar o SEO das empresas, portanto, o posicionamento nos resultados de busca do Google. Para se ter uma ideia do impacto, fizemos um estudo com nossos clientes. Tendo o setor varejista como base e comparando os resultados dos anos de 2018 e 2019, o número de visualizações aumentou em quase 300% nos resultados de buscas no Google, 160% o número de pedidos de rota provenientes da ficha do Google Meu Negócio e em mais de 80% o número de chamadas telefônicas. Isso tem um impacto direto no faturamento da empresa, que acaba ganhando mais clientes graças a visibilidade e melhoria da reputação on-line, que todas as soluções juntas oferecem”.

De acordo com Thibault, na Europa, a startup já está consolidada, o desafio é crescer dentro do mercado brasileiro e nos outros países. “O marketing digital está começando a ser bem desenvolvido pelas empresas no Brasil, mas o potencial é gigante. Para isso estamos investindo em marketing e na parceria que temos com a Webedia para construir nossa imagem e carteira de clientes”, conta. 

A Localoo/Partoo está presente em mais de 30 países, com sede em quatro países: França, Espanha, Itália e Brasil e em andamento de abertura de dois escritórios em 2021, no México e Índia. “Já contamos com mais de 130 colaboradores no mundo e queremos dobrar esse número até o fim de 2021. Estamos contratando em todos os países que temos escritório e também para os futuros no México e na Índia. Temos mais de 300 clientes no mundo, tomando conta de mais de 120 mil pontos de venda”, finaliza o CEO.

Entenda como as soluções melhoram a visibilidade e reputação online 

1 – Gestão de presença (Presence Management): sabemos que em meio a instabilidade e mudanças causadas pela pandemia, o horário de funcionamento e modo de operação das empresas sofreram algumas mudanças e através dessa solução é possível atualizar automaticamente as informações de todos os estabelecimentos nos principais sites. “É possível atualizar horários, telefone, fotos, descrições nas plataformas e redes sociais, tais como: Google Maps, Google Meu Negócio, Facebook, Waze, entre outras. Além disso, a divulgação dessas informações pode ser acompanhada em tempo real diretamente na interface do aplicativo da Localoo”, explica Thibault. 

Também é possível exportar relatórios e acompanhar as estatísticas das fichas do Google Meu Negócio de todos os estabelecimentos da empresa. “Tendo uma visão global dos números de visualizações, buscas ou ações realizadas provenientes das fichas. Com isso é possível avaliar o ROI da solução Localoo e a reputação da sua empresa”, acrescenta.

2 – Gestão de Revisão (Review Management): essa solução centraliza as avaliações de todos os estabelecimentos das empresas deixadas no Google, TripAdvisor e Facebook. Através da centralização no aplicativo, é possível filtrar as avaliações por estabelecimento, nota, data, plataforma ou palavra-chave e responder em apenas alguns cliques. 

Ela ainda facilita a leitura dos resultados, através do recebimento da análise da reputação da empresa diretamente na interface Localoo com o número de avaliações, taxa de resposta, nota média, segmentação dos clientes satisfeitos, insatisfeitos e neutros. Além dos relatórios semanais e mensais com o número de novas avaliações recebidas e nota média. 

3 – Review Booster: essa solução incentiva os clientes satisfeitos a deixarem avaliações positivas na ficha do Google Meu Negócio por meio de SMS. A função é aumentar o número de avaliações positivas nas fichas do Google Meu Negócio. 

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