Skip to main content

STATE é um centro de inovação independente, localizado na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo (SP), que abriga empresas, startups, empreendedores e criadores que têm como objetivo a transformação da realidade. De um galpão que abrigava uma indústria metalúrgica dos anos 40 até 2010, para um espaço totalmente moderno e inovador, o local passou por uma revitalização, também conhecido como retrofit, processo de modernização de construções antigas e históricas envolvendo a mudança de uso. No caso do STATE, o foco era transformar o espaço industrial em um ambiente de escritórios e laboratórios, criando um espaço que inspirasse inovação e tecnologia, ao mesmo tempo sustentável e inovador, preservando a arquitetura original do galpão.

Entre as referências, estão renomados complexos de inovação do mundo, como por exemplo o Station F, na França, ou o NewLab, nos Estados Unidos.

Metalúrgica Atlas que funcionou no local entre 1940 e 2010 (Divulgação/STATE)

Metalúrgica Atlas que funcionou no local entre 1940 e 2010. (Foto: Divulgação/STATE)

Com co-investimentos e apoio da Altre, plataforma de investimentos imobiliários do Grupo Votorantim, o STATE reformou o antigo galpão industrial criando um ambiente totalmente climatizado e uma área de 10 mil metros quadrados. O espaço oferece posições de trabalho, um auditório para receber até 350 pessoas, uma arena com arquibancada para eventos abertos e diversas salas de reuniões com configurações variadas. O hub contou com a projeção do arquiteto Rodrigo Ohtake no design de interiores, o que trouxe modernidade, mas mantendo a originalidade do galpão.

“Enquanto na Europa e nos Estados Unidos é comum realizar o processo de retrofit em edifícios antigos, no Brasil é mais frequente e, por vezes, mais econômico, optar pela demolição e construção do zero. Ao descobrir o galpão, imediatamente considerei a possibilidade de aplicar o conceito do STATE para realizar um retrofit no local, oferecendo uma alternativa que fosse viável e que respeitasse a história e arquitetura já existentes no galpão”, afirma Jorge Pacheco, fundador e CEO do STATE.

(Divulgação/STATE)

STATE reformou antigo galpão industrial, criando um ambiente totalmente climatizado. (Foto: Divulgação/STATE)

A ideia inicial do Grupo Votorantim era transformar o espaço em um conjunto residencial, como já acontece em outras áreas da Vila Leopoldina. Porém Jorge, ao longo de conversas com a Altre e Votorantim, convenceu a manter a estrutura do local após apresentar o projeto do centro de inovação.

“A princípio, eles tinham planos de demolir o galpão, mas eu apresentei a proposta do STATE e como o centro de inovação poderia trazer fluxo e novas oportunidades para a região, interligando a minha visão de criar um ecossistema de empresas, startups, empreendedores e criadores para juntos, sermos protagonistas de novas soluções para as cidades e eles decidiram investir na minha ideia”, destaca Jorge.

Após três anos desde sua inauguração, o STATE vem se tornando um importante centro de inovação em São Paulo. Com uma rede de 1.500 membros e 62 empresas instaladas no hub, um dos diferenciais do local está justamente na arquitetura e no ambiente proporcionado.

“O ambiente planejado do STATE não apenas reflete um espaço funcional, mas serve como catalisador para criar relações entre as pessoas. Essa arquitetura única, ligada ao design do espaço, faz com que o STATE se torne um ecossistema não apenas de ideias, mas também de um ambiente propício ao crescimento e desenvolvimento de soluções pioneiras, por meio do networking e soluções inovadoras”, conclui o CEO.

* Foto de capa: Divulgação/STATE

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????