Os rumores de que o Steam Deck poderia rodar o Windows já circulavam há algum tempo, mas agora eles foram fortalecidos com declarações feitas por integrantes da Valve. De acordo com um designer da Valve, Greg Coomer, a expectativa é de que o console atenda ao Windows 11.
Em entrevista para o portal PC Gamer, ele também declarou que estão trabalhando na Trusted Platform Modules (TPM) para que o suporte ao sistema operacional seja possível. O que se sabe é que a Valve se juntou à AMD para realizar os ajustes necessários na BIOS do Steam Deck.
Steam Deck reservations are now open! Choose your Deck at https://t.co/q7ANHMqDo4
— Steam (@Steam) July 16, 2021
Learn more about Steam Deck, Valve’s new powerful, handheld, all-in-one gaming PC at https://t.co/ZOTx3KUCVK #SteamDeck pic.twitter.com/DlKq7FZbJl
Ainda que o console venha com a SteamOS, uma modificação do Linux, é importante que haja a possibilidade de instalação do Windows 11 por causa dos jogos com anti-cheat. Isso acontece porque alguns deles, como Apex Legends, Destiny 2, PUBG, Fortnite e Gears 5 podem não funcionar sem o Windows.
Até agora, não há confirmações sobre como o sistema operacional deve funcionar no Steam Deck. É certo, apenas, de que o suporte está sendo estudado e como Greg Coomer declarou, para a Valve, não há nenhuma indicação de que haverá problemas com o Windows 11.