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Todo mundo já ouviu falar do glúten: intolerância ao glúten, faz bem, faz mal… E por aí vai. Mas a grande verdade é que essa proteína vegetal, é encontrada em diversos produtos da nossa alimentação como pães, barras de cereais e até mesmo a nossa querida cerveja. Embora, pareça extremamente difícil cortar totalmente os produtos com glúten da alimentação, muitas pessoas sofrem hoje em dia da bendita da intolerância ao glúten e muitas vezes é difícil achar substitutos bons para aquelas coisas que amamos.  

Pensando nisso, a Cervejaria Ambev acaba de anunciar o lançamento de Stella Artois Sem Glúten, uma cerveja criada para atender quem não abre mão de uma Stellinha gelada, mas busca opções de alimentação sem ou com teor reduzido de glúten. A nova versão tem o mesmo sabor que a Stella tradicional, o que já dá uma felicidade no coração dos cervejeiros.

Stella Artois sem glúten

“Temos atuado sob o lema da inovação como mindset, transformando a forma como lidamos com inovações de um jeito mais ágil e flexível para reagir às tendências do mercado e atender às demandas dos consumidores.” Felipe Cerchiari, Diretor de Inovação da Ambev

A única diferença da original é que é livre de glúten, proteína à qual muitos consumidores apresentam algum tipo de restrição. A novidade faz parte de um processo já em andamento na Ambev para que a cervejaria possa se reinventar e se tornar cada vez mais inovadora e colaborativa em seu ecossistema.

“O consumidor quer ter cada vez mais opções de escolha e nosso papel é trazer isso, criar novas receitas”, conta Bruna Buás, Diretora de Marketing de Stella Artois no Brasil. “Com Stella Artois Sem Glúten queremos democratizar o acesso a uma cerveja sem glúten, que tem o mesmo sabor da versão tradicional. A novidade chega a toda a região Sudeste até o final do ano e, no início de 2021 poderá ser encontrada em todo o país, a um valor próximo da versão tradicional”.

Para entendermos ainda mais sobre essa nova cerveja e tudo o que está por de trás de sua produção, fizemos uma entrevista exclusiva com Bruna Buás. Conversamos sobre a inovação da Stellinha e qual será a próxima etapa para a marca, confira abaixo: 

ADNEWS – Como foi pensada a necessidade de uma nova versão de Stella Artois para as pessoas que apresentam alguma restrição ao consumo de glúten? Vocês já receberam algum tipo de reportação sobre a falta de um produto Sem glúten?

Bruna Buás: Aqui na Ambev a gente tem falado muito sobre ter a inovação como mindset, buscando sempre transformar a forma como lidamos com as inovações pra que elas sejam desenvolvidas de um jeito mais ágil e flexível. A nossa forma de fazer isso é escutando as pessoas e entendendo o que elas pensam e querem para, a partir daí, usar a nossa capacidade para criar produtos que atendam a essas necessidades.

O lançamento de Stella Artois Sem Glúten reforça essa iniciativa da Cervejaria Ambev de entender as principais tendências de comportamento da sociedade – como a saudabilidade – e traduzir essas tendências em produtos que atendam às evoluções do mercado e demandas do consumidor.


AD – Como é para a Stella trazer a ideia inovadora, antes só produzida por marcas artesanais, sobre cervejas sem glúten?

Buás: Nós estamos super felizes com esse projeto porque, além de antecipar uma tendência de consumo, uma das principais conquistas aqui é o fato de termos conseguido criar uma versão idêntica à Stella Artois puro malte que todo mundo gosta, mas sem a presença do glúten, que é uma proteína à qual diversas pessoas têm restrição. E mais: com todo o processo de qualidade que o cliente e o consumidor da Ambev já conhecem. É essa a grande sacada de inovação, aumentar a acessibilidade do produto pra quem busca uma alimentação com menos glúten ou até para quem não pode consumir a bebida na versão tradicional. 

 
AD – Além do público restrito ao glúten, a Stella pensa em encantar algum outro público?

Buás: A saudabilidade é uma das grandes tendências dentro da indústria mundial de bebidas e alimentos e o público se interessa cada vez mais em saber quais ingredientes está consumindo. Nós estamos acompanhando essas mudanças, oferecendo aos nossos clientes e consumidores produtos alinhados ao seu dia a dia e ao que desejam consumir.

Nosso trabalho começou há alguns anos, quando reduzimos a quantidade de açúcar no nosso portfólio de refrigerantes – isso se tornou ainda mais evidente no começo do ano com o lançamento do Guaraná Antarctica Natu – feito sem conservantes, com ingredientes 100% naturais, sem corantes artificiais, sódio, adoçantes artificiais e sem adição de açúcares.

Já a Stella Artois Sem Glúten é um lançamento que permite democratizar o acesso à uma cerveja sem glúten, e conta com sabor idêntico à versão tradicional. Como Stella Artois estamos focados nessa novidade e nas plataformas já existentes da marca, mas como Ambev seguimos atentos às necessidades do consumidor pra seguir trazendo soluções alinhadas a isso.

 

AD – O público sentirá alguma diferença ao experimentar o novo produto? Como a Stella pensou nisso?

Buás: Os ingredientes de Stella Artois Sem Glúten são os mesmos da versão regular – água, malte e lúpulo –, mantendo o sabor e a qualidade idênticos ao da cerveja puro malte belga que os consumidores já conhecem e apreciam. A única diferença é que essa nova versão é livre de glúten, proteína à qual muitos consumidores apresentam algum tipo de restrição.

AD – Qual é a expectativa da marca com esse novo lançamento para esse ano? A Stella Artois pensa em mais novidades e tendências para o mercado?

Buás: Stella Artois Sem Glúten é uma cerveja criada para atender quem não abre mão de uma Stellinha gelada, mas busca opções de alimentação sem ou com teor reduzido de glúten. Nosso foco principal com esse lançamento é democratizar o acesso à uma cerveja sem glúten, oferecendo uma versão de Stella Artois com sabor idêntico ao da puro malte original. Por meio dessa novidade, acompanhamos uma tendência relevante de saudabilidade, junto a um público que quer ter cada vez mais opções de escolha e visibilidade sobre os ingredientes que consome. Faz parte da estratégia da marca continuar antecipando tendências de consumo e comportamento, então esperamos seguir trazendo mais novidades como esta.

 

AD – Como a Stella encarou a crise causada pela pandemia? O e-commerce teve algum retorno positivo para a marca?

Buás: Desde o início da pandemia, entendemos que este era um momento importante pra que a gente analisasse com mais profundidade o nosso papel na sociedade e, observando o cenário do país, quisemos contribuir de alguma forma. Stella sempre apoiou a gastronomia e se envolve há anos em diversas iniciativas desse setor, então criamos o Apoie Um Restaurante, uma iniciativa para ajudar esse mercado com o qual a gente tem uma relação tão próxima.

O Apoie um Restaurante é um movimento criado por Stella Artois para ajudar financeiramente restaurantes de todo o Brasil, muitos funcionando parcialmente ou até mesmo fechados durante o período de isolamento. Criamos um site pelo qual os consumidores podem comprar vouchers hoje com 50% de desconto e usar presencialmente no futuro, quando esses estabelecimentos voltarem a funcionar. Hoje já ultrapassamos 135 mil vouchers vendidos, quase 4,4 mil restaurantes beneficiados em todo o Brasil e mais de R$ 10 milhões arrecadados para ajudar esses estabelecimentos.

 

Stella Artois Sem Glúten já pode ser encontrada nos pontos de venda do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em agosto já estará em São Paulo e, ainda em 2020, chegará aos pontos de venda físicos de outras regiões do Brasil. Enquanto isso, consumidores de todo o país podem encontrá-la também online, no site www.emporiodacerveja.com.br.

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