Tapete de acessibilidade Ford concorre a sete categorias no One Show

Nesta edição do festival, o Brasil é o quarto país que mais emplacou trabalhos entre os finalistas, com um total de 80

Desenvolvido para ajudar na movimentação de cadeirantes nas ruas, o Tapete de Acessibilidade está em fase de protótipo. A novidade faz parte das pesquisas da Ford na área da mobilidade, que vão além do desenvolvimento de veículos para melhorar o transporte e a qualidade de vida das pessoas.

O acessório transforma o tapete do porta-malas do EcoSport em uma ferramenta móvel que pode ser dobrada e encaixada atrás da cadeira de rodas para ser usada em transposição de guias e desníveis no caminho, dando mais autonomia e liberdade às pessoas. Quando aberto, o tapete automaticamente fica rígido, permitindo que a cadeira deslize até o local de acesso. Feito de materiais selecionados, como alumínio aeronáutico e revestimento de EVA, é leve e tem capacidade de suportar até 250 kg.

Além disso, o tapete é equipado com sensores e um microprocessador que envia sinais via Bluetooth para um aplicativo no smartphone do cadeirante toda vez que é usado. Assim, auxilia na criação de um banco de dados, mapeando os pontos da cidade que requerem atenção para o avanço da acessibilidade.

“O Tapete de Acessibilidade é mais um exemplo de inovação da Ford, que mostra a nossa proposta de buscar novas soluções de mobilidade com foco nas pessoas”, diz Joaquim de Arruda Pereira, diretor de Serviço ao Cliente da Ford América do Sul. “A criação ajuda a dar mais independência aos cadeirantes e amplia a sua mobilidade, mesmo fora do carro, para que possam se locomover com mais segurança, confiança e liberdade.”

“O Brasil possui cerca de 46 milhões de pessoas com alguma deficiência física. Destes, 7% possuem um problema motor e precisam enfrentar a falta de acessibilidade das cidades brasileiras. O Tapete de Acessibilidade une design e tecnologia para dar mais liberdade a essas pessoas”, diz Vico Benevides, diretor de Criação da GTB.

 

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Post anterior

UOL apresenta plataforma focada em Games e eSports

Próximo post

São Francisco na Arte de Mestres Italianos, na Casa Fiat de Cultura, é uma das 100 mostras mais visitadas do mundo em 2018

Posts Relacionados