Ensinar matemática pode ser um grande desafio, uma vez que a grande maioria dos alunos tem certa resistência com a matéria. Mas o resultado de uma pesquisa da Matific, empresa que atua com jogos matemáticos em cerca de 250 colégios públicos e privados no Brasil, realizada com aproximadamente 60 mil estudantes e 2 mil professores, mostra que é possível driblar este preconceito por meio de jogos educacionais voltados para o aprendizado.

Prova disso é que 83% dos alunos disseram que passaram a “amar matemática” depois de começar a jogar na plataforma da Matific. Fato comprovado pelas respostas de 99,5% dos professores, que disseram que há alunos em classe que agora “amam matemática” graças à ferramenta.  

Outro dado relevante da pesquisa foi que 91% dos alunos disseram que aprenderam mais matemática ao jogar Matific e 87% dos professores disseram que depois de apenas uma semana de Matific a turma já está menos preocupada com a matéria.

Para a psicopedagoga Ana Paula Carmagnani, consultora da Matific Brasil, é preciso mudar a maneira de ensinar matemática. “O mundo evoluiu, ensinar matemática de forma rígida, baseado em decorar e memorizar, além de não funcionar, assusta. Os alunos precisam entender de forma prática como a matemática afeta a nossa vida no dia a dia e nada melhor do que jogos educacionais para demonstrar isso”, comenta.

Confira os principais tópicos da pesquisa:

Entrevista com alunos (57. 323 respostas) 

– 91% dos alunos disseram que aprenderam mais matemática ao jogar Matific;

– 97% dos estudantes querem continuar jogando;

83% dos alunos disseram que agora amam ou gostam de matemática depois de jogar apenas 1 semana;

– 78% dos estudantes disseram que realmente gostariam de fazer lição de casa se fosse Matific.

Entrevista com professores (1.817 respostas) 

– 99,5% dos professores disseram que há alunos de sua classe que agora amam matemática graças ao Matific;

– Matific cortou pela metade o número de alunos ansiosos  em salas de aula de matemática;

– 87% dos professores disseram que depois de 1 semana de Matific sua turma agora está menos preocupada com a Matemática;

– 99% dos professores disseram que recomendariam o Matific.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AdInsights

+ Ver mais

A Gillette sabe o que faz. Já Neymar…

por Adinsight por Leonardo Araújo

Especial TV Aberta

+ Ver mais

Como a TV conversa com o Youtube?

por Gabriel Grunewald