A cada dia que passa o Google intensifica a sua participação na vida das pessoas. E se ele é utilizado para encontrar inúmeras respostas particulares para a vida, agora um projeto da gigante americana parece ter uma vocação ainda mais nobre: um mapa de otimização de energia solar no mundo.

Entre outras palavras, isso significa que a companhia está trabalhando para poder possibilitar, através principalmente de seus sistemas de mapa, o encontro dos melhores lugares das cidades para a coleta de energia solar. O projeto se chama Sunroof.  

O motor de busca surge da combinação de dados aéreos do Google Maps, a modelagem 3D das estruturas de telhado, histórico de situação climática, entre outras coisas, incluindo as sombras projetadas por edifícios e árvores.

Neste formato de busca, quando o usuário conecta um endereço na página de pesquisa, ele conseguirá visualizar as áreas de telhado com mais sombra ou exposição ao sol. O projeto ainda prevê que seja possível obter uma espécie de relatório para quantificar quanta energia o telhado pode gerar por ano, entre outras coisas.

O único problema, pelo menos por enquanto, é que a cobertura do projeto ainda é muito restrita, funcionando apenas em algumas áreas de San Francisco, Califórnia e Boston. A ideia da empresa é ampliar em breve o Sunroof por todo o país, e até pelo mundo posteriormente.   

Redação Adnews

Deixe seu Comentário

Leia Também

Especial Google

+ Ver mais

Quer falar com mulheres? Olhe para os dados, não para os estereótipos

por Artigo de Kate Stanford, diretora global de marketing e publicidade no Youtube

Especial TV Aberta

+ Ver mais

Como a TV conversa com o Youtube?

por Gabriel Grunewald