A Atlética de E-Sports UFF realiza evento “Papo em Jogo A2E”, no Instituto de Computação da UFF Niterói, no dia 5 de novembro a partir das 13 horas em parceria com a empresa IGIE. O local será composto por duas mesas com convidados especializados no meio de Esports, para falar das perspectivas da área e dos desafios a serem superados para o crescimento desse mercado.

Vivemos um momento de ascensão para os esportes eletrônicos. Segundo dados da SuperData, o mercado levantou 1,5 bilhão de dólares em 2017, com projeções que indicam quase o dobro desse valor para 2022. Atléticas universitárias surgem por todo o país, montando equipes para disputar profissionalmente os mais diversos games.

Para além disso, os esportes eletrônicos ganham cada vez mais espaço nas mídias tradicionais e recebem investimentos de personalidades famosas. Existem entretanto muitos desafios a serem superados. O cenário brasileiro em particular é palco de diversas questões de ordem social, econômica ou jurídica envolvendo os games.

Com esse pensamento, a Atlética E-Sports UFF está organizando um simpósio para levantar algumas dessas questões e trazer o debate à comunidade acadêmica e gamer. O evento contará com a presença de profissionais do mundo do e-sport, desde casters a atletas, além de advogados especializados em direito desportivo e pesquisadores da área de games.

Segue nossa programação completa:

13:00 Abertura

13:30 [Mesa 1] O E-Sport no Brasil: Perspectivas e desafios

  • Francisco Batista– Presidente do Laboratório de Inovação e Tecnologia da UFF, e especialista em economia criativa, inovação e tecnologias.
  • Filipe Alves– Advogado especializado em direito desportivo, CEO da IGIE Brasil, um Instituto dedicado a formar profissionais para a área do E-Sport, e idealizador da Esports Weekend, o primeiro curso sobre Gestão do Esporte Eletrônico do país.
  • Gruntar– Caster de esportes eletrônicos, já locutou a CBLol, também conhecido pelo seu longo relacionamento com a Blizzard, já tendo narrado Starcraft II e Heroes of the Storm. Além de caster, é também criador do GruntarTV, um canal de entretenimento online especializado em conteúdo de e-sports.
  • Rafifa– Atleta do jogo Fifa, foi recentemente campeão do Ultimate Team Championship Series, em Miami, e se tornou o melhor jogador de Fifa das Américas. Recentemente também fez história no e-sport brasileiro, ao fechar um contrato com o Paris Saint-Germain, se tornando o primeiro brasileiro a defender um clube de futebol da Europa no esporte eletrônico.

16:00 [Mesa 2] As Mulheres no E-Sport

  • Luciana Lopes– Advogada especialista em direito desportivo, diretora do IBDD – Instituto Brasileiro de Direto Desportivo e realizadora do Rio Esports Forum.
  • Nicolle “Cherrygumms”– Atleta, capitã e CEO da Black Dragons Esports, um dos maiores times de e-sport da América Latina, que conta com mais de 50 jogadores.
  • Laura Graziela Gomes – Professora, coordenadora do Núcleo de Estudos da Modernidade e Pesquisadora do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos. Atualmente trabalha em uma pesquisa intitulada “Consumo, Identidades e controvérsias nas plataformas digitais em perspectivas comparadas”.

O evento será gratuito e aberto para todas as faixas etárias. 

Serviço:

Instituto de Computação da UFF Niterói

Endereço: Av. Gal. Milton Tavares de Souza,, s/n – São Domingos, Niterói – RJ, 24210-310 

Telefone: (21) 2629-2960

Data: 5 de novembro

Hora: A partir das 13h

Entrada: Gratuita

Deixe seu Comentário

Leia Também

Especial Google

+ Ver mais

Quer falar com mulheres? Olhe para os dados, não para os estereótipos

por Artigo de Kate Stanford, diretora global de marketing e publicidade no Youtube

Especial TV Aberta

+ Ver mais

Como a TV conversa com o Youtube?

por Gabriel Grunewald